A 13ª edição da serrote, revista quadrimestral de ensaios do Instituto Moreira Salles, publicada em março de 2013, traz 12 capas de livros produzidas por Eugênio Hirsch (1923-2001). O designer austríaco, que chegou ao Brasil em 1955, produziu mais de 380 capas de livros para a editora Civilização Brasileira, como a de O grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald, e a de A prostituta respeitosa, de Jean-Paul Sartre. As imagens evidenciam suas técnicas avessas às convenções: contrastes cromáticos, arranjos tipográficos expressivos, letras manuscritas.
serrote #13 também traz um texto inédito de Paulo Rónai (1907-1992) sobre Honoré de Balzac. Parte de um ciclo de conferências realizado na Faculdade Nacional de Filosofia em 1945, este ensaio – acompanhado na revista por oito retratos de Balzac feitos por Pablo Picasso (1881-1973) – foi localizado nos arquivos do autor por Zsuzsanna Spiry, pesquisadora responsável pela cronologia da nova edição de A comédia humana (Biblioteca Azul, Editora Globo).
Mais: Arcangelo Tuccaro, Pedro Duarte, Adriana Varejão, Georges Didi-Huberman, Michael Wood, Colm Tóibín, Fredric Jameson, Saul Steinberg, Charles Rosen, Jorge Macchi, Emilio Fraia, Waltercio Caldas, Kenneth Goldsmith, Joseph Kosuth e Thomas Mann.