Idioma EN
Contraste

serrote #7, quadrimestral de ensaios do Instituto Moreira Salles publicada em março de 2011, traz fotografias inéditas de Edu Marin, que, a convite da revista, viajou para a região serrana fluminense uma semana depois das enchentes em Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. No conjunto de imagens, da capa a um ensaio de 32 páginas, não aparecem, de forma explícita, a natureza e sua ação devastadora, tampouco as vítimas. As fotos revelam vestígios de violência, marcas de vidas interrompidas de diversas formas.

Ainda nesta edição, em entrevista concedida à The Paris Review na época do lançamento de seu último romance, Liberdade (publicado no Brasil pela Cia. das Letras), o escritor americano Jonathan Franzen fala sobre o início de sua carreira e suas influências e explica por que seu livro é um romance político. A entrevista, bem pessoal, é acompanhada de imagens do americano Gregory Crewdson feitas no início de sua carreira e publicadas no livro Early Work (1986-1988). A revista também antecipa aos brasileiros um capítulo do próximo livro de Beatriz Sarlo, La audácia y el cálculo: Kirchner 2003-2010. A escritora, que define o livro como uma análise culturalista de seu país sob o governo de Néstor e Cristina Kirchner, fez uma crítica pesada ao uso, pelos políticos, do Facebook e do Twitter, ferramentas que, para ela, usam a lógica do boato.

Mais: Richard Serra, Louis Menand, Aleksandr Ródtchenko, Arthur Dapieve, Geoff Dyer, Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, Dorothy Parker e Fran Lebowitz.