A nona edição da revista quadrimestral de ensaios do Instituto Moreira Salles, publicada em novembro de 2011, traz o ensaio “Desarticulações”, um texto pessoal da ensaísta argentina radicada nos eua Sylvia Molloy, em que ela descreve a progressão do Alzheimer de sua ex-companheira, sem sentimentalismo ou complacência. Imagens das intervenções que o americano Gordon Matta-Clark (1943-1978) fez na década de 1970 acompanham o ensaio.
A capa é do ilustrador Edward Gorey (1925-2000), que em 1964 publicou o livro só de desenhos A ala oeste (na íntegra nesta edição da serrote). São 32 páginas de trabalhos unidos pelo mistério que cerca pequenos eventos que acontecem em um mesmo cômodo. A serrote #9 também publica a aula que a americana Cynthia Ozick dá sobre o gênero em “Retrato do ensaio como corpo de mulher”. O escritor brasileiro Bernardo Carvalho faz um relato sobre o ateliê interdisciplinar proposto por Olafur Eliasson em Berlim, onde o artista dinamarquês discute o mundo sob uma óptica benevolente e comunitária.
Mais: Boris Groys, Felix Gonzalez-Torres, Carla Rodrigues, David Shapiro, William Faulkner, Paulo Mendes Campos, Julio Cortázar, Dorrit Harazim, Svetlana Boym, Jean Cayrol, Elizabeth Hardwick e Zelda Fitzgerald.