Idioma EN
Contraste

ZUM 26

A 26ª edição da ZUM, revista de fotografia do Instituto Moreira Salles, chega às livrarias com destaque para os autorretratos da artista cubana María Magdalena Campos-Pons, capa da edição, que fragmenta a imagem do corpo para aludir à experiência da diáspora africana e de mulher negra latina. Diante dessa multiplicidade, a escritora e professora Odette Casamayor-Cisneros parte da pergunta: “quem é, afinal, María Magdalena Campos-Pons?”, numa análise compreensiva do trabalho da artista.

Destaque ainda para a artista Zahy Tentehar, que, por meio da investigação em filmes e em videoinstalações sobre a sensorialidade e as memórias ancestrais, defende as identidades dos povos originários como ferramentas de encantamento e resistência à civilização. Para a jornalista, escritora e curadora Renata Tupinambá, que assina o texto que acompanha as imagens de Tentehar, sua arte “se apresenta como um caminho para o enfeitiçar e o encantar”. Na abertura da edição, o artista e ogã Ayrson Heráclito inspira-se no candomblé baiano e na cosmologia iorubá para aproximar o real e o mítico em suas fotografias, vídeos e instalações. Segundo ele, sua missão é exorcizar a história. Amanda Bonan, curadora do Museu de Arte do Rio, escreve que, para Heráclito, “descolonizar – ou, melhor, exorcizar – o conhecimento significa livrar-se da influência de um modelo de pensamento ocidental e reescrever a história com base em outros pressupostos”.

ZUM #26 traz ainda as colagens de O álbum, parte do projeto Caça e coleta, do artista Sammy Baloji, em que ele se apropria de um álbum de fotografias de um major do exército do Congo Belga para associar as práticas de documentação fotográfica com a predação colonial e a exploração da paisagem congolesa. Para a professora de história da arte e mestra em estudos africanos Sandrine Colard, em suas montagens, “Baloji enfraquece o que Michel Foucault chamou de ‘a ordem das coisas’ – os modos ocidentais de construir e classificar o conhecimento –, denunciando-o como arbitrário, fraudulento e perigoso”.

Comprar na loja do IMS ►

Organização: Thyago Nogueira, editor / Rony Maltz, editor-assistente
Projeto gráfico: Elisa von Randow
Textos: Alexia Tala, Amanda Bonan, Annie Ernaux, Luiz Zerbini, Marc Marie, Milly Lacombe, Natalia Majluf, Odette Casamayor-Cisneros, Renata Tupinambá, Sandrine Colard
Fotografias: Annie Ernaux, Ayrson Heráclito, Lotty Rosenfeld, Luiz Zerbini, Marc Marie, María Magdalena Campos-Pon, Milagros de la Torre, Rosa Gauditano, Sammy Baloji, Zahy Tentehar

Páginas: 184
Formato: 21 x 25 cm
Idioma: Português / pode vir acompanhada de encarte com os textos traduzidos para o inglês
Coleção: ZUM
Lançamento: Abril / 2024