Em 2023, o longa-metragem Amarelo manga completa 20 anos e, para celebrar o filme e o seu realizador Cláudio Assis, haverá sessões junto a Texas Hotel, curta-metragem dirigido por Assis em 1999. Os dois filmes serão exibidos em cópias 35 mm.
Classificação indicativa da sessão: 18 anos
Texas Hotel & Amarelo Manga: Duas crônicas do Recife - por Kleber Mendonça Filho ►
Cláudio Assis | Brasil | 2003, 100’, 35 mm (CTAv) | Classificação indicativa: 18 anos
Guiados pela paixão, os personagens de Amarelo manga vão penetrando num universo feito de armadilhas e vinganças, de desejos irrealizáveis, da busca incessante da felicidade. O universo aqui é da vida-satélite e dos tipos que giram em torno de órbitas próprias, colorindo a vida de um amarelo hepático e pulsante. Não o amarelo do ouro, dos brilhos e das riquezas, mas o amarelo do embaçamento do dia a dia e do envelhecimento das coisas postas. Uma amarelo-manga, farto.
O Recife serve de cenário para uma sucessão de curtas histórias: um açougueiro que ao mesmo tempo louva sua mulher evangélica e mantém a relação uma amante; a fascinação de um necrófilo pela dona de um bar; e um homem que sonha em conquistar o amor do açougueiro.
Sobre Amarelo manga, o crítico Alexandre Werneck escreveu para a revista Contracampo: "A visualidade do filme, que aparentemente é construída pela cor, mas é na verdade intensificada pelo movimento – a câmera está sempre em busca de seus objetos ou os está perseguindo, como um diabrete matreiro –, manifesta um corte que só faz reforçar a temporalidade circular da história. Circular não apenas pela repetição da fala da garçonete, conexão mais explícita com o eterno retorno, mas, sobretudo, pela demonstração de que todas as mudanças que marcam a história, e são muitas, nada mudam no estatuto desgraçado do homem."
Texto de Alexandre Werneck, na íntegra, no portal Contracampo ►
Cláudio Assis | Brasil | 1999, 14’, 35 mm (CTAv) | Classificação indicativa: 18 anos
O que acontece enquanto a vaca vai e vem.
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
Sessões foram exibidas no IMS Paulista.
Vendas
Os ingressos do cinema podem ser adquiridos no site ingresso.com e na bilheteria do centro cultural, mais informações abaixo.
Meia-entrada
Com apresentação de documentos comprobatórios para professores da rede pública, estudantes, crianças de 3 a 12 anos, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos.
Cliente Itaú
Desconto de 50% para o titular ao comprar o ingresso com o cartão Itaú (crédito ou débito).
Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala.
IMS Paulista
R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 12h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.
A bilheteria vende ingressos apenas para as sessões do dia. No ingresso.com, a venda é semanal: toda quarta-feira, às 18h, são liberados ingressos para as sessões que acontecem até a quarta-feira seguinte.
Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.