Idioma EN
Contraste

Curtas

Este programa de curtas reúne produções poços-caldenses de diferentes formatos, estilos e propostas, passando por ficção, documentário e experimental, juntos de um vídeo que reúne um apanhado do trabalho da Rosza Filmes, produtora de Glenda Nicácio, natural de Poços de Caldas, e de Ary Rosa.

Cena de Lavanda, de Bruno Benetti

Filmes


Sagrado (Trilogia)

Projeto Curas | Brasil | 2022, 3 filmes com durações de 4’, 4’ e 5’, Arquivo digital (Projeto curas) | Classificação indicativa: 14 anos

O Projeto Curas é uma plataforma de registros que envolve processos de pesquisa, documentação e construção de acervos afetivos, familiares e artísticos, com processos de criação, e é realizado no Sul de Minas Gerais desde 2019. As produções artísticas e documentais compartilhadas são realizadas a partir das memórias e perspectivas pessoais dos envolvidos e envolvidas na concepção de cada iniciativa. O trabalho é realizado a partir de uma perspectiva de reconstituição e circulação, expondo experiências e composições sociais que, em grande medida, não estão representadas nos acervos institucionais da região sul mineira e que são diretamente afetadas por políticas de embranquecimento que não reconhecem a expressão das presenças afro-indígenas no território.

Este conjunto de filmes se divide em três atos:
I. Kalunga
II. Senhora da sabedoria
III. Caboclo Pedra Branca
A produção e concepção são de Gabriela Acerbi Pereira, Elis de Paula, Ana Maria de Paula Cruz, Flavia Nogueira, Robson Américo e Marcos Santos.


Fogos de artifício

Wellington Bravo | Brasil | 2021, 15’, Arquivo digital (Acervo do artista) | Classificação indicativa: 14 anos

“O desconhecido é o caminho ideal para a fantasia…”, diz a cartela inicial de Fogos de artifício. No filme, Zefa e Rogério passam por um momento difícil em seu relacionamento. Quando Rogério desenvolve estranhos hábitos noturnos, Zefa vai tentar descobrir sorrateiramente o que se passa com seu companheiro.


Lavanda

Bruno Benetti | Brasil | 2021, 15’, Arquivo digital (Acervo do artista) | Classificação indicativa: 14 anos

Internada no hospital para o tratamento de uma doença grave, a pequena Íris acorda no meio da madrugada e nota a presença de uma estranha figura em seu quarto.


Trajetórias negras: o reconhecimento do papel da mulher na perpetuação da potência da cultura popular

Dani Alvisi | Brasil | 2021, 12’, Arquivo digital (Acervo da artista) | Classificação indicativa: 14 anos

Orlanda da Conceição Silva, conhecida como Mãe Orlanda, é ialorixá e também a primeira capitã de congos de Poços de Caldas. Ao longo dos tempos, Dona Orlanda lutou em prol da cultura popular e conquistou o respeito dos fazedores de cultura locais. Sua filha Lilia Regina Clementino, faz parte da terceira geração de mulheres congadeiras na família. Lilia começou na congada como “barqueira”, já foi espadista, e hoje é presidente da Associação de Ternos de Congos e Caiapós de São Benedito de Poços de Caldas. Neste curta documental, Orlanda e Lilia abordam suas experiências e reflexões em torno da congada e destacam a participação de outras mulheres nesse processo.


Rosza Filmes – Vídeo-afeto de 10 anos

Rosza Filmes; Montagem de Renan Bozelli | Brasil | 2021, 8’, Arquivo digital (Rosza Filmes) | Classificação indicativa: 14 anos

A Rosza Filmes é uma produtora independente de Ary Rosa e Glenda Nicácio, sediada na cidade de São Félix, Recôncavo da Bahia. Desde a sua fundação, atua no mercado audiovisual desenvolvendo atividades de realização cinematográfica em ficção e documentário, produção de eventos e desenvolvimento de projetos de cinema e educação, a partir da aposta no cinema como prática transformadora que descobre, inventa e movimenta o mundo.

Neste breve curta, as imagens dos filmes dirigidos por Glenda e Ary se embaralham e reposicionam, dando a ver o legado de mais de dez anos dedicados à criação de um cinema popular, no sentido mais radical do termo. São cenas de filmes como Café com canela (2017), Ilha (2018), Até o fim (2020) e Na rédea curta (2022).


Programação

IMS POÇOS

21/1/2024, domingo
16h - Sagrado (Trilogia) + Fogos de artifício + Lavanda + Trajetórias negras: o reconhecimento do papel da mulher na perpetuação da potência da cultura popular + Rosza Filmes - vídeo-afeto de 10 anos


Ingressos

Vendas
Os ingressos do cinema podem ser adquiridos na bilheteria do centro cultural, mais informações abaixo.

Meia-entrada
Com apresentação de documentos comprobatórios para professores da rede pública, estudantes, crianças de 3 a 12 anos, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos.

Cliente Itaú
Desconto de 50% para o titular ao comprar o ingresso com o cartão Itaú (crédito ou débito). Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala.

Devolução de ingressos
Em casos de cancelamento de sessões por problemas técnicos e por falta de energia elétrica, os ingressos serão devolvidos. A devolução de entradas adquiridas pelo ingresso.com será feita pelo site.


IMS Poços

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Bilheteria: de segunda a sexta, das 13h às 19h. Sábados e domingos, das 9h às 19h, na recepção do IMS Poços.

Os ingressos para as sessões são vendidos na recepção do IMS Poços e pelo site ingresso.com. A venda é mensal e os ingressos são liberados no primeiro dia de cada mês.

Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.