Estes filmes fazem parte da programação Novembro Negro.
Nesta exibição especial do filme Dentro de nossas portas, de Oscar Micheaux, a trilha sonora será executada ao vivo por Funmilayo Afrobeat Orquestra, uma banda brasileira de afrobeat formada integralmente por pessoas pretas, sendo onze mulheres e uma pessoa não binária. Criada em 2019 pela cantora e saxofonista Stela Nesrine e pela trompetista Larissa Oliveira, a banda traz em seu nome uma homenagem a Funmilayo Anikulapo Kuti, pioneira na luta das mulheres por direitos na Nigéria e mãe de Fela Kuti, criador do afrobeat, gênero que reúne elementos de jazz, funk, highlife e percussão africana. Para esta trilha ao vivo, o grupo mescla afrobeat e música brasileira, visando contribuir para a construção de novas narrativas sobre as questões de gênero e raça dentro da música negra.
Dentro de nossas portas será exibido junto a um breve trecho de cinejornal em que Micheaux interpreta a si mesmo durante a direção de um filme.
Classificação indicativa da sessão: 14 anos
Blog do cinema:
Dentro de nossas portas (1920), de Oscar Micheaux: o renascimento da nação - por Kênia Freitas
Filmes
Within Our Gates
Oscar Micheaux | EUA | 1920, 73’, DCP, restauração em 4K (Kino Lorber) | Classificação indicativa: 14 anos
Dentro de nossas portas é o primeiro longa-metragem sobrevivente de um diretor afro-americano. Foi o segundo filme do pioneiro Oscar Micheaux (depois de The Homesteader, de 1919, agora perdido) e envolve uma jovem idealista chamada Sylvia Landry (interpretada por Evelyn Preer, uma das primeiras grandes estrelas dos chamados race movies) que tenta arrecadar dinheiro para uma escola primária que atenda à comunidade negra (uma premissa que seria repetida em Birthright [1938], de Micheaux). Ao navegar pela política racial das comunidades negra e branca, o passado de Sylvia é revelado em uma série de flashbacks que contêm a sequência mais notória do filme: o linchamento de seus pais por uma multidão branca. A encenação do episódio por Micheaux é surpreendente em sua franqueza e diz muito sobre o destemor e a disposição do diretor em abordar assuntos considerados tabus. O filme aborda outros temas que se repetiriam ao longo da carreira do cineasta, como a promessa da vida rural versus a influência negativa da cidade e o uso da religião como meio de ludibriar a comunidade negra.
EUA | 1920, 1’, Arquivo digital (Kino Lorber) | Classificação indicativa: 14 anos
Trecho de um cinejornal, redescoberto no Reino Unido, da série Screen Snapshots, que apresentava os bastidores de Hollywood e da indústria cinematográfica. O breve, mas notável, trecho apresentado captura Oscar Micheaux no set de filmagem de um de seus trabalhos, provavelmente The Brute (1920), um filme hoje perdido. Embora Micheaux esteja claramente atuando para a câmera do cinejornal, a sequência de um minuto oferece um vislumbre inestimável do próprio diretor e das circunstâncias em que seus filmes mudos foram feitos.
Masterizado em HD a partir de elementos de filme de 35 mm preservados pelo British Film Institute.
AfroJu Rodrigues | percussão
Ana Goes | saxofone tenor e voz
Ana Cruse | teclado
Amanda dos Anjos | trombone e voz
Lua Bernardo | baixo
Jasper Okan | guitarra e voz
Larissa Oliveira | trompete e voz
Stela Nesrine | saxofone alto e voz
Sthe Araujo | percussão e voz
Priscila Hilário | bateria
Rosa Couto | clave e voz
Vanessa Soares | produtora
Lavínia Oliveira | assistente de produção
Regiane Alves | técnica de som
Beth Sousa | roadie
Cibele Minder | diretora técnica e roadie
Lilla Stipp | técnica de som - IMS
Grissel Piguillem Manganelli | desenho e operação de luz - IMS
IMS PAULISTA
21/11/2024, quinta
20h - Dentro de nossas portas
Sessão com trilha ao vivo da Funmilayo Afrobeat Orquestra
22/11/2024, sexta
20h - Dentro de nossas portas
Sessão com trilha ao vivo da Funmilayo Afrobeat Orquestra
IMS Paulista
Entrada gratuita. Sujeita à lotação da sala.
Ingressos distribuídos 1 hora antes de cada sessão. Uma senha por pessoa.