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Dezembro Vermelho: Day With(out) Art 2022

A partir de uma iniciativa do Coletivo AMEM em parceria com a Visual Aids, os Cinemas do IMS recebem a programação do Day With(out) Art 2022, apresentando Being & Belonging [Ser e Pertencer], um programa de sete vídeos curtos destacando histórias não contadas de HIV e aids pela perspectiva de artistas que vivem com HIV em todo o mundo. O programa apresenta sete filmes recém-encomendados de artistas de diferentes nacionalidades que serão exibidos em mais de 100 museus, universidades e instituições culturais ao redor do mundo no dia 1 de dezembro.

Desde navegar pelo sexo e intimidade até confrontar o estigma e o isolamento, Being & Belonging centra as realidades emocionais de viver com HIV nos dias de hoje: como viver com HIV muda as formas como uma pessoa experimenta, pede ou fornece amor, apoio e pertencimento? Os filmes são um pedido de pertencimento daqueles que foram estigmatizados em suas comunidades ou deixados de fora das narrativas tradicionais de HIV/aids.

A programação do dia 1 de dezembro inclui: às 18h, uma performance de Fênix Zion e, às 19h, a exibição de Being & Belonging, seguida de debate com Félix Pimenta e Ákira Avalanx e mediação de Flip Couto.

Dezembro é o mês de conscientização para medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos de pessoas vivendo com HIV/aids.


Programação

 

IMS Paulista

 

1/12/2022, quinta


18h - Performance Aids na Moda, por Fênix Zion

Local: térreo do IMS Paulista

Performance inspirada na moda que emerge da comunidade Ballroom e sua relação com o movimento social da aids, utiliza as poses fashion, a passarela, a dança vogue e a técnica de pintura expressionista "dripping/gotejamento" para apontar possíveis caminhos sobre con(viver) com a aids. Uma abordagem sobre o impacto da epidemia da aids na moda.

Fênix Zion
Multiartista, 33 anos, negre, trans não-binárie, alagoane e pessoa vivendo com HIV. Formade em Dança e Produção de Moda, nos últimos anos provoca modos, movimentos e moda decolonial para refletir além de questões de raça, dissidências de gênero/sexuais e aids.


19h - Sessão Being & Belonging + debate

Exibição de sete vídeos curtos seguida do debate A Ballroom como espaço pertencimento de PVHIV (pessoas vivendo com HIV), com Félix Pimenta e Ákira Avalanx e mediação de Flip Couto.

O diálogo irá reverberar as discussões abordados nos 7 curtas exibidos no programa Day With(out) Art 2022 da Visual Aids trazendo a perspectiva da Cultura Ballroom como espaço de articulação, educação e acolhimento de pessoas vivendo e convivendo HIV desde do início da crise da aids até os dias atuais.

Félix Pimenta
Artista, dançarino performer, MC Comentator, pesquisador, professor e coreógrafo de danças urbanas. Especializado nas danças performances Waacking e Voguing, pioneire da cena Ballroom São Paulo, pai da House of Zion-Chapter Brasil, pai da Kiki Casa de Pimentas, membro do Coletivo AMEM e articulador dos agentes de prevenção da Ballroom São Paulo.

Ákira Avalanx
Produtora cultural e multiartista, fundadora da International Pioneer House of Avalanx (A.v.A). Reconhecida como Pioneira/Trailblazer do movimento Ballroom no Brasil representando o Estado de São Paulo. Faz parte do Programa IST, Aids da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Ministra oficinas, palestras e atua como jurada de eventos voltados à cultura Ballroom.

Flip Couto
Artista interdisciplinar, provoca através de seus trabalhos discussões sobre raça, classe, gênero e saúde em diálogo com as comunidades Ballroom, Hip Hop e outras estéticas urbanas contemporâneas. É idealizador do Coletivo AMEM, cofundador da Associação Aliança Pró-Saúde da População Negra e membro da House of Zion. Atua como performer, curador, produtor de eventos e palestrante sobre negritudes, diversidade de gênero, saúde e a crise da Aids.

 

28/12/2022, quarta


20h - Sessão
Being & Belonging

Exibição de sete vídeos curtos

 

IMS Rio

 

1/12/2022, quinta


18h - Sessão Being & Belonging

Exibição de sete vídeos curtos

 

3/12/2022, quinta


16h30 - Sessão Being & Belonging

Exibição de sete vídeos curtos

Cena de Lxs dxs bichudas, de Jhoel Zempoalteca e La Jerry

Filmes


Memória vertical

Memoria vertical
Camila Arce | Argentina | 2022, 5’, DCP (Visual Aids) | Classificação indicativa: 14 anos

Camila Arce apresenta um poema sobre a experiência de nascer com HIV e crescer como parte da primeira geração com acesso a medicamentos antirretrovirais na América do Sul.


O beijo da vida

Kiss of Life
Clifford Prince King | EUA | 2022, 8’, DCP (Visual Aids) | Classificação indicativa: 16 anos

Em O beijo da vida, vários negros descrevem suas experiências vivendo com HIV. Conversas cruas em torno da revelação, rejeição e amor-próprio são expressas através de poesia visual e paisagens oníricas.


Aqui estamos nós: vozes de mulheres negras que vivem com HIV

Here We Are: Voices of Black Women Who Live with HIV
Davina “Dee” Conner e Karin Hayes | EUA | 2022, 7’, DCP (Visual Aids) | Classificação indicativa: 14 anos

Davina “Dee” Conner foi diagnosticada com HIV em 1997. Por 18 anos, ela não conhecia mais ninguém que vivesse com HIV. Ao emergir do isolamento e do estigma internalizado, Davina procurou compreender as jornadas de outras mulheres negras vivendo com HIV. Aqui estão elas, ouça suas vozes.


Nuance

Jaewon Kim | Coreia do Sul | 2022, 7’, DCP (Visual Aids) | Classificação indicativa: 14 anos

Por meio de uma coleção de imagens que se desdobram, Nuance reflete os pensamentos e sentimentos trocados entre o artista, que vive com HIV, e sua parceira soronegativa.


Lxs dxs bichudas

Jhoel Zempoalteca e La Jerry | México | 2022, 9’, DCP (Visual Aids) | Classificação indicativa: 16 anos

Um diálogo poético de dança em zapoteca e espanhol que explora as maneiras pelas quais raça, gênero e geografia moldam a vida e os corpos das pessoas que vivem com HIV no México, um país marcado pelo projeto ideológico da mestiçagem.


Bandeiras vermelhas, uma carta de amor

Red Flags, a Love Letter
Mikiki | Canadá | 2022, 10’, DCP (Visual Aids) | Classificação indicativa: 14 anos

Por meio de uma cacofonia de membros e sons extraídos da cena da festa e da brincadeira, Mikiki fala com outros usuários de drogas sobre as possibilidades de representar o prazer do uso de substâncias além da estrutura do dano.


Os amarelos

Los Amarillos
Santiago Lemus e Camilo Acosta Huntertexas | Colômbia | 2022, 11’, DCP (Visual Aids) | Classificação indicativa: 14 anos

Na Colômbia, muitas pessoas que vivem com HIV sofrem de icterícia – o amarelecimento dos olhos e da pele – como efeito colateral dos medicamentos antirretrovirais de baixo custo fornecidos pelo governo. Os amarelos aborda a alienação e a hipervisibilidade enfrentadas como resultado desse efeito colateral.


Ingressos

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Entrada gratuita, sujeita à lotação.
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.

Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.


IMS Rio

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea, Rio de Janeiro/RJ

Entrada gratuita, sujeita à lotação.
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.

Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.


Sobre a Visual Aids

Organização sem fins lucrativos com sede em Nova York que utiliza a arte para combater a aids, provocando o diálogo, apoiando artistas HIV+ e preservando um legado, porque a aids não acabou.


Sobre o coletivo AMEM

Coletivo multidisciplinar formado por artistas, produtores e pesquisadores pretes LGBTQIAPN+ que, desde 2016, levanta pautas que acendem debates de raça, classe, gênero, sexualidade, saúde da população preta e HIV, por meio do viés artístico performático em diálogo com a cultura ballroom, hip hop e outras culturas afro-urbanas.