Direção
Eduardo Coutinho
Informações
Brasil
2014. 65min.
Formato de exibição
Digital
Cinquenta anos depois da ficção interrompida pelo golpe militar, em março de 1964, um reencontro com Elizabeth Teixeira e seus filhos. Filme produzido especialmente como complemento da edição de Cabra marcado para morrer da coleção DVD | IMS.
“‘Eu sou morta desde a idade de oito anos’
Cortada da imagem em que existe, a frase não transmite seu real sentido. Dor extrema. Na essência mesmo da pessoa. Modo de ser. Viver morta desde os oito anos. No filme, a fala transmite uma dor diferente, não menos intensa talvez, mas de outra natureza. Depois do filme, a radicalidade da afirmação retorna, independente, como condição trágica. Nada define melhor A família de Elizabeth Teixeira: uma das personagens que nos conta a história está morta desde a idade de oito anos.”
Leia o texto de José Carlos Avellar para o Blog do IMS sobre os extras do DVD de Cabra marcado para morrer
Direção
Eduardo Coutinho
Informações
Brasil.
2014. 27min.
Formato de exibição
Digital
Em janeiro de 2013, Eduardo Coutinho vai a Pernambuco para reencontrar dois dos personagens Cabra marcado para morrer (1964 – 1984): Cícero e João José (o Dão da Galileia). Filme produzido especialmente como complemento da edição de Cabra marcado para morrer na coleção DVD | IMS.
“Terminada a conversa, os amigos se despedem com um abraço.
A amizade nasceu do cinema. João José, em 1964, então um menino, guardou o livro esquecido quando o exército invadiu a Galileia e interrompeu as filmagens de Cabra marcado para morrer. Guardou porque a história do livro era como a da gente do filme. O abraço do filme é como o de todos nós.
Coutinho filmou João José em janeiro de 1981 e voltou a visitá-lo, em janeiro de 2013, para um novo filme, Sobreviventes da Galileia. O abraço apertado e silencioso na despedida resume o sentimento comum a todos os que participaram de seus filmes como personagens ou como espectadores diante das lições de vida reveladas pelo seu cinema.
É a última cena do último filme de Eduardo Coutinho.“
Escreveu José Carlos Avellar, em fevereiro de 2014, no Blog do IMS.
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
IMS Paulista
Entrada gratuita. Lugares limitados.
Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Mais cinema
Programação
Nenhum evento encontrado.