Feminista e sufragista, a cineasta Germaine Dulac é uma figura-chave no desenvolvimento do cinema de vanguarda francês dos anos 1920. No início de 1900, trabalhou como escritora e fotógrafa em duas revistas feministas, La Fronde e Le Française. Após a Primeira Guerra Mundial, passou a se interessar por cinema e fundou a Delia Film, sua própria produtora. Seus primeiros filmes foram melodramas, e, a partir de 1917, ela e o marido, o teórico Louis Delluc se uniram para iniciar o movimento de vanguarda francês, também chamado de impressionismo francês, composto por intelectuais e cineastas dedicados a promover o cinema como a “sétima arte”. A Sessão Cinética de fevereiro apresenta dois filmes que se encaixam no conceito de cinema integral, que Dulac define em seu livro Qu'est-ce que le cinéma? [O que é o cinema?]: "Harmonia de linhas, superfícies, volumes, que evoluem sem artifícios de evocação, segundo a lógica das formas, desprendida de todo significado excessivamente humano, para melhor alcançar a abstração e deixar mais espaço para sensações e sonhos: assim é o cinema integral ao qual certos cineastas estão ligados." O livro, escrito por volta de 1920, foi publicado apenas em 2020, com autoria de Dulac e de Marie-Anne Colson-Malleville, que foi companheira da cineasta após a separação de Delluc.
Haverá debate com os críticos da revista Cinética após as sessões abaixo:
IMS Paulista: 7/4/2022, após a sessão das 19h50
IMS Rio: 21/4/2022, após a sessão das 18h
La Coquille et le clergyman
Germaine Dulac | França | 1927, 40', Arquivo digital
A concha e o clérigo disputa com o filme Um cão andaluz (1929), de Luis Buñuel e Salvador Dalí, o título de primeiro filme surrealista da história do cinema. A obra é fruto de uma parceria entre Germaine Dulac e o escritor Antonin Artaud, autor do roteiro do filme. Ele propõe ao espectador um caminho para assistir ao filme: "Não devemos procurar uma lógica ou uma sequência que não esteja presente nas coisas, mas interpretar imagens que se desenvolvem no sentido da sua significação íntima essencial, que vai de fora para dentro. A concha e o clérigo não conta uma história, mas desenvolve uma série de estados mentais que são deduzidos uns dos outros como o pensamento é do pensamento."
[Citação extraída do site da distribuidora Light Cone em inglês.]
L'Invitation au voyage
Germaine Dulac | França | 1927, 39', Arquivo digital
Um convite à viagem é baseado no poema homônimo de Charles Baudelaire, escrito em meados do final do século 19. Como uma obra característica dessa fase da carreira da cineasta feminista Germaine Dulac, o filme não possui uma narrativa clara, mas enfatiza alguns versos do poema em seu prólogo:
Minha irmã e filha,
Pensa a maravilha
De ir para lá, na voragem.
[...]
Uns móveis polidos
Pelos tempos idos
Ornariam nosso aposento.
[Trecho do poema extraído da edição brasileira de As flores do mal, traduzida por Júlio Castañon Guimarães, publicada pela Companhia das Letras.]
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
Vendas
Os ingressos do cinema podem ser adquiridos no site ingresso.com e na bilheteria do centro cultural, mais informações abaixo.
Meia-entrada
Com apresentação de documentos comprobatórios para professores da rede pública, estudantes, crianças de 3 a 12 anos, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos.
Cliente Itaú
Desconto de 50% para o titular ao comprar o ingresso com o cartão Itaú (crédito ou débito). Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala.
IMS Paulista
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 12h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.
A bilheteria vende ingressos apenas para as sessões do dia. No ingresso.com, a venda é semanal: toda quarta-feira, às 18h, são liberados ingressos para as sessões que acontecem até a quarta-feira seguinte.
Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.
IMS Rio
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 12h até o início da última sessão de cinema do dia, na recepção.
A bilheteria vende ingressos apenas para as sessões do dia. No ingresso.com, as vendas para as sessões de cada mês acontecem a partir do 1º dia do mês vigente.