Sessão INDETERMINAÇÕES
Abraçar a morte: o cinema de Afranio Vital
A morte, se antes presente na obra do cineasta Afranio Vital como um tema a ser desafiado e encarado de maneira frontal, hoje também se traduz no silêncio programado em torno de sua filmografia. Com títulos inéditos restaurados em 4K e em 2K, dois dirigidos pelo diretor negro e um terceiro em que assina como montador, dirigido por Reinaldo Cozer, e um curta-metragem em que aparece como retratado, a quinta edição da Sessão INDETERMINAÇÕES busca oferecer outros elementos para narrar e investigar uma história ainda tão desconhecida. Em coletivo, os curtas-metragens com Afranio Vital driblam e anunciam estratégias de mortes inevitáveis e desejadas, reanimando arquivos e memórias que “deveriam” ser esquecidos. Um estranho convite para saborear o fim, que pode prenunciar, no entanto, múltiplos começos.
Blog do cinema:
Abraçar a morte: o cinema de Afranio Vital - por Lorenna Rocha e Gabriel Araújo ►
O nosso nó - por Juliano Gomes ►

Filmes
Reinaldo Cozer | Brasil | 1979, 10', DCP (Acervo do diretor), restauração 2K | Classificação indicativa: 14 anos
Fotografias, discos de vinil e a doce voz de Luiz Melodia compõem um pequeno retrato do jovem artista. Do íntimo ao público, o inimaginável toma forma através do compartilhamento de memórias de quem faz música como alimento.
Afranio Vital | Brasil | 1973, 10’, DCP, restauração 4K (IMS/INDETERMINAÇÕES) | Classificação indicativa: 14 anos
O som da cuíca precede e se mistura à fala do sambista. As imagens da arquitetura da cidade de Miraí, interior de Minas Gerais, devolvem Ataulfo Alves ao seu lugar de nascimento. Os planos do Rio Comprido se confundem com as fotografias da fama. No Catumbi, ele encara o destino final.
Samuel Lobo e Rodrigo de Janeiro | Brasil | 2024, 18’, DCP (Acervo do diretor) | Classificação indicativa: 14 anos
Um alter ego, uma ficção, um personagem, um diretor. A obsessão, a poesia e o erotismo de Afranio Vital. Sobretudo, aliás, o cinema.
Afranio Vital | Brasil | 1977, 11’, DCP, restauração 4K (IMS/INDETERMINAÇÕES) | Classificação indicativa: 14 anos
Breves aparições de Antônio Maria sugerem que o retrato de alguém pode ser mais do que um rosto estampado. Talvez apenas uma atmosfera seja o suficiente para entrar em contato com o lirismo, a vida e a morte.
IMS PAULISTA
11/11/2025, terça
19h - Pérola negra + Ataulfo Alves + Dois Nilos + Antônio Maria*
Sessão seguida de debate com Afranio Vital, Lorenna Rocha e Gabriel Araújo
22/11/2025, sábado
17h50 - Pérola negra + Ataulfo Alves + Dois Nilos + Antônio Maria
*Sessão gratuita
Afranio Vital
Nasceu em 1948 na interiorana Bom Jesus do Itabapoana, no estado do Rio de Janeiro, e formou-se na capital carioca em Comunicação Social (1974) e em Filosofia (1975). Iniciou sua carreira profissional no cinema aos 19 anos, como assistente de direção do longa Anjos e demônios (1969), de Carlos Hugo Christensen. Sua filmografia é composta por 15 curtas e três longas-metragens, realizados entre as décadas de 1970 e 1980, dentre os quais se destacam Os noivos (1979), Longa noite do prazer (1983) e Estranho jogo do sexo (1983).

Lorenna Rocha
É historiadora, crítica e programadora de mostras e festivais de cinema. Cofundadora da INDETERMINAÇÕES. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, é também editora-chefe da revista camarescura. Atuou como crítica no blog Sessão Aberta e na revista Cinética. Integrou a equipe de programação e curadoria de diferentes festivais, como Janela Internacional de Cinema do Recife e Festival Internacional de Curtas-Metragens de Belo Horizonte. Em 2023, participou do programa Talent Press no 73º Festival Internacional de Cinema de Berlim e, no ano seguinte, foi uma das pesquisadoras do RAW/Arché, residência artística do Doclisboa (Portugal) e Festival Márgenes (Espanha). Desde 2024, compõe a equipe de programação de curtas-metragens da Mostra de Cinema de Tiradentes.
Gabriel Araújo
É jornalista, graduado em Comunicação Social pela UFMG e atua como programador e crítico de cinema. Cofundador da INDETERMINAÇÕES, é repórter da Folha de S.Paulo e um dos fundadores, coordenador-geral e curador do Cineclube Mocambo (MG). Desde 2022 integra as equipes de curadoria do Festival Internacional de Curtas de BH (FestCurtasBH) e da LONA – Mostra Cinema e Territórios, com colaborações em outras mostras, programas e festivais. É coautor do livro Vidas inteiras: histórias dos 10 anos da Lei de Cotas (2023), semifinalista do Prêmio Jabuti 2024, e um dos editores da Revista Zanza vol. 1: a cidade no cinema, a arte na cidade.
Vendas
Os ingressos do cinema podem ser adquiridos online ou na bilheteria do centro cultural, mais informações abaixo.
Meia-entrada
Com apresentação de documentos comprobatórios para professores da rede pública, estudantes, crianças de 3 a 12 anos, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos.
Cliente Itaú
Desconto de 50% para o titular ao comprar o ingresso com o cartão Itaú (crédito ou débito). Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala.
Devolução de ingressos
Em casos de cancelamento de sessões por problemas técnicos e por falta de energia elétrica, os ingressos serão devolvidos. A devolução de entradas adquiridas pelo ingresso.com será feita pelo site.
Sessões com debate
As sessões com debate são gratuitas. Sujeita à lotação da sala.
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
IMS Paulista
Sessão com debate
Entrada gratuita. Sujeita à lotação da sala.
Distribuição de senhas 60 minutos antes de cada sessão. Limite de uma senha por pessoa.
Demais sessões
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 12h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.
Os ingressos para as sessões são vendidos na recepção do IMS Paulista e pelo site ingresso.com. A venda é mensal e os ingressos são liberados no primeiro dia de cada mês.
Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.
