Idioma EN
Contraste

Sessão INDETERMINAÇÕES

Dedicar uma sessão a quem dizia não gostar de cinema

O desejo de mergulhar na vida e obra de Luiza Maranhão nos levou até Colagem (David Neves, 1968) e Boi de Prata (Augusto Ribeiro Jr., 1980). Títulos mais desconhecidos de sua filmografia, eles nos possibilitam investigar acerca de dois períodos fundamentais da carreira da atriz negra: seu envolvimento triunfante com o Cinema Novo e sua volta ao cinema após ter vivido alguns anos fora do Brasil. As assimetrias e conflitos dessas histórias aparecem, mesmo à revelia, na superfície dessas imagens. Interessa, portanto, dar atenção e acompanhar as expressões, os olhares, os movimentos de Luiza Maranhão. E, mais ainda, perceber como sua contribuição artística, poética e estética nos ajuda a reelaborar as memórias, o passado e a história do cinema nacional, dando destaque a negridade que pavimenta e realiza aquilo que entendemos como cinema brasileiro.

A sessão conta com ensaios produzidos por Ewerton Belico e Amandyra para a Revista do IMS.

Após a exibição, haverá debate com Mariana Queen Nwabasili mediado pelos programadores da INDETERMINAÇÕES.

Blog do cinema:
Dedicar uma sessão a quem dizia não gostar de cinema - por Lorenna Rocha e Gabriel Araújo ►


Sessões especiais

IMS PAULISTA
Colagem + Boi de prata

12/12/2024, quinta, 19h
Sessão seguida de debate com Mariana Queen Nwabasili, Lorenna Rocha e Gabriel Araújo*

*As sessões com debate são gratuitas. Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.

Informações sobre todas as exibições ►

Cenas de Colagem, de David Neves, e Boi de prata, de Augusto Ribeiro Jr.

Filmes


Colagem + Boi de prata

Classificação indicativa da sessão: 14 anos

 

Colagem
David Neves | Brasil | 1968, 10’, DCP, restauração 4K (IMS/INDETERMINAÇÕES) | Classificação indicativa: 14 anos

Filme-ensaio que promove o encontro entre Antonio Pitanga e Luiza Maranhão, atores que corporificam a expressão de uma ideia, um movimento, uma luta: o Cinema Novo. Apresentação inédita da digitalização em 4K realizada pelo Instituto Moreira Salles e INDETERMINAÇÕES, com apoio da Mnemosine Serviços Audiovisuais, a partir de materiais preservados pela Cinemateca Brasileira e pelo Centro Técnico Audiovisual (CTAv).

 

Boi de Prata
Augusto Ribeiro Jr. | Brasil | 1980, 88’, DCP (Acervo pessoal) | Classificação indicativa: 14 anos

Um conflito fundiário se desenrola em Caicó, no interior do Rio Grande do Norte. Elói Dantas (Álvaro Guimarães), rico herdeiro de um fazendeiro da cidade, acaba de voltar da Europa, e quer, junto a grupos estrangeiros, explorar ouro e xelita na região. Antônio Vaqueiro (José Marinho), que já não tem nada, é dono das terras ricas nos minerais. Em meio ao inevitável embate, a curandeira Maria dos Remédios (Luiza Maranhão) recorre à tradição para preservar o direito. Do sertão, um boi de prata observa.


Programação

IMS PAULISTA

12/12/2024, quinta
19h - Colagem + Boi de prata*
Sessão seguida de debate com Mariana Queen Nwabasili, Lorenna Rocha e Gabriel Araújo

29/12/2024, domingo
18h - Colagem + Boi de prata

*Sessão gratuita


Debate

 

Gabriel Araújo
Programador e crítico de cinema, é formado em Comunicação Social pela UFMG e jornalista da Folha de S. Paulo. É cofundador da INDETERMINAÇÕES, plataforma de crítica e cinema negro brasileiro, e cofundador, coordenador geral e curador do Cineclube Mocambo. Integrou equipes de curadoria de mostras e festivais como FestCurtasBH, América Negra, Festival do Filme Insurgente e LONA. Integrante dos coletivos Zanza e Lena Santos, é coautor de Vidas Inteiras: Histórias dos 10 anos da Lei de Cotas (2023) e um dos editores do volume 1 da revista Zanza.

 

Lorenna Rocha
Historiadora e mestranda em Comunicação pela UFPE, é crítica de cinema e programadora de mostras e festivais. Cofundou a plataforma Indeterminações, é editora-chefe da revista câmarescura e atuou como crítica no blog Sessão aberta e na revista Cinética. Foi programadora do FestCurtas BH e da Janela Internacional de Cinema do Recife, e colaboradora de Griot e Goiânia Mostra Curtas. Participou do programa Talent Press no 73º Festival Internacional de Cinema de Berlim e da residência RAW/Arché, além de integrar a equipe de programação de curtas da Mostra de Cinema de Tiradentes.

 

Mariana Queen Nwabasili
É jornalista e pesquisadora, doutoranda e mestra em meios e processos audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestra em curadoria cinematográfica pela Elías Querejeta Zine Eskola, na Espanha. Curadora de curtas-metragens da Mostra de Cinema de Tiradentes 2023 e 2024. Curadora do Cabíria Festival Audiovisual 2022 e 2024; da Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP) 2024 e da Mostra de Cinema de Belo Horizonte (CineBH) 2024. Foi selecionadora de filmes brasileiros da 27ª edição do Forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico, em 2024; da 24ª edição do FestCurtasBH, em 2022, na qual idealizou a mostra paralela Filmes Decoloniais?, e da 29ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, em 2018. Participou da décima edição do Critics Academy do Festival de Cinema de Locarno, em 2021. Pesquisa autorias, representações e recepções cinematográficas vinculadas a raça, gênero, classe, colonialismo e (de)colonialidade, sobretudo no cinema brasileiro.


Ingressos

Vendas
Os ingressos do cinema podem ser adquiridos online ou na bilheteria do centro cultural, mais informações abaixo.

Meia-entrada
Com apresentação de documentos comprobatórios para professores da rede pública, estudantes, crianças de 3 a 12 anos, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos.

Cliente Itaú
Desconto de 50% para o titular ao comprar o ingresso com o cartão Itaú (crédito ou débito). Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala.

Devolução de ingressos
Em casos de cancelamento de sessões por problemas técnicos e por falta de energia elétrica, os ingressos serão devolvidos. A devolução de entradas adquiridas pelo ingresso.com será feita pelo site.

Sessões com debate
As sessões com debate são gratuitas. Sujeita à lotação da sala.
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.


IMS Paulista

Sessão com debate
Entrada gratuita. Sujeita à lotação da sala.
Distribuição de senhas 60 minutos antes de cada sessão. Limite de uma senha por pessoa.

Demais sessões
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 12h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.

Os ingressos para as sessões são vendidos na recepção do IMS Paulista e pelo site ingresso.com. A venda é mensal e os ingressos são liberados no primeiro dia de cada mês.

Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.