Sessão INDETERMINAÇÕES
Grande Otelo, enigma das contradições
Menos do que uma ação memorialista, a sessão Grande Otelo, enigma das contradições investe em adentrar nos contornos de malícia, tracejos interpretativos e galanteios cheios de intenção das performances do multiartista consagrado nos palcos e nas telas como Grande Otelo. Não se trata de revelar um segredo; afinal, não há o que se desvelar. Ao contrário, perseguimos os gestos e as grafias de seu trabalho atoral com o desejo de perguntar: como seu repertório criativo poderia alargar e estremecer as concepções desde já estabelecidas sobre o cinema negro no Brasil? Combinamos Sebastião Prata, ou bem dizendo, Grande Otelo (Murilo Sales e Ronaldo Foster, 1971) ao Também somos irmãos (José Carlos Burle, 1949). O colorido e o preto e branco dos filmes em exibição se recombinam em ambiguidades, criando inflexões que nos levam a caminhos desconhecidos e, por assim dizer, indecifráveis.
Sessões especiais
IMS PAULISTA
Sebastião Prata, ou bem dizendo, Grande Otelo + Também somos irmãos
17/7/2025, quinta, 19h
Sessão seguida de debate com Lorenna Rocha e Gabriel Araújo*
IMS POÇOS
Sebastião Prata, ou bem dizendo, Grande Otelo + Também somos irmãos
19/7/2025, sábado, 16h
Sessão seguida de debate com Lorenna Rocha e Gabriel Araújo*
*As sessões com debate são gratuitas. Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Filmes
Classificação indicativa da sessão: 12 anos
Sebastião Prata, ou bem dizendo, Grande Otelo
Murilo Salles e Ronaldo Foster | Brasil | 1971, 12', DCP (CTAv/SAV/Ministério da Cultura) | Classificação indicativa: 12 anos
Na intimidade de um lar, uma voz embargada profetiza em samba: “Há de passar 100 anos até que se esqueçam de mim”. Passado, presente e algumas frases de Sebastião Prata, o homem eternizado como Grande Otelo.
Também somos irmãos
José Carlos Burle | Brasil | 1949, 85’, DCP, restauração 2K (Cinemateca Brasileira) | Classificação indicativa: 12 anos
O amor e o ódio entre Renato (Aguinaldo Camargo) e Miro (Grande Otelo), dois irmãos negros que crescem no seio de uma família branca, revelam os conflitos de raça e classe neste que é um dos marcos na discussão da racialidade na cinematografia brasileira. Cópia recém-restaurada em 2K pela Cinemateca Brasileira, a partir de materiais remanescentes em 16 mm.
IMS PAULISTA
17/7/2025, quinta
19h - Sebastião Prata, ou bem dizendo, Grande Otelo + Também somos irmãos*
Sessão seguida de debate com Lorenna Rocha e Gabriel Araújo
27/7/2025, domingo
17h50 - Sebastião Prata, ou bem dizendo, Grande Otelo + Também somos irmãos
IMS POÇOS
19/7/2025, sábado
16h - Sebastião Prata, ou bem dizendo, Grande Otelo + Também somos irmãos*
Sessão seguida de debate com Lorenna Rocha e Gabriel Araújo
*Sessões gratuitas
Lorenna Rocha
Historiadora, crítica e programadora de mostras e festivais de cinema. Cofundadora da INDETERMINAÇÕES e mestranda na Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, é também editora-chefe da revista câmarescura. Atuou como crítica no blog Sessão Aberta e na revista Cinética. Integrou a equipe de diferentes festivais, como Janela Internacional de Cinema do Recife e FestCurtasBH. Em 2023 participou do programa Talent Press no 73º Festival Internacional de Cinema de Berlim e, no ano seguinte, foi uma das pesquisadoras do RAW/Arché, residência artística do Doclisboa (Portugal) e Festival Márgenes (Espanha). Desde 2024, compõe a equipe de programação de curtas-metragens da Mostra de Cinema de Tiradentes.
Gabriel Araújo
Formado em Comunicação Social pela UFMG, jornalista da Folha de S.Paulo e programador e crítico de cinema. Cofundador da INDETERMINAÇÕES, também é um dos fundadores, coordenador-geral e curador do Cineclube Mocambo. Integrou equipes de curadoria de mostras e festivais, como o FestCurtasBH e a LONA – Mostra Cinema e Territórios, entre outros. É coautor do livro Vidas inteiras: histórias dos 10 anos da Lei de Cotas (2023), semifinalista do Prêmio Jabuti 2024, e um dos editores da Revista Zanza vol. 1: a cidade no cinema, a arte na cidade.
Vendas
Os ingressos do cinema podem ser adquiridos online ou na bilheteria do centro cultural, mais informações abaixo.
Meia-entrada
Com apresentação de documentos comprobatórios para professores da rede pública, estudantes, crianças de 3 a 12 anos, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos.
Cliente Itaú
Desconto de 50% para o titular ao comprar o ingresso com o cartão Itaú (crédito ou débito). Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala.
Devolução de ingressos
Em casos de cancelamento de sessões por problemas técnicos e por falta de energia elétrica, os ingressos serão devolvidos. A devolução de entradas adquiridas pelo ingresso.com será feita pelo site.
Sessões com debate
As sessões com debate são gratuitas. Sujeita à lotação da sala.
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
IMS Paulista
Sessão com debate
Entrada gratuita. Sujeita à lotação da sala.
Distribuição de senhas 60 minutos antes de cada sessão. Limite de uma senha por pessoa.
Demais sessões
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 12h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.
Os ingressos para as sessões são vendidos na recepção do IMS Paulista e pelo site ingresso.com. A venda é mensal e os ingressos são liberados no primeiro dia de cada mês.
Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.
IMS Poços
Entrada gratuita. Sujeita à lotação da sala.
Distribuição de senhas 60 minutos antes da exibição. Limite de 1 senha por pessoa.
Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.