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Sessão INDETERMINAÇÕES

Pretitudes em atrito

Distâncias e conflitos entre Pequena África (Zózimo Bulbul, 2002) e Uma nega chamada Tereza (Fernando Coni Campos, 1973) nos mobilizam a desenhar o programa Pretitudes em atrito. No curta, o desejo pelo fio da continuidade olha para o passado no presente e tenta assegurar a memória de um povo desterritorializado. No longa, a descontinuidade, a desconexão e os impasses dos discursos políticos, econômicos e raciais de uma época colocam, através da música e do corte, a categoria e o adjetivo “negro” em repleta instabilidade. Em seus diferentes tempos, territórios e pontos de partida, Pretitudes em atrito estabelece o desencontro como chave principal para pensar as identidades negras, o cinema negro e a história do cinema brasileiro.

Blog do cinema:
Pretitudes em atrito - por Lorenna Rocha e Gabriel Araújo ►
A polifonia ganha volume - por GG Albuquerque ►
Negritudes imaginadas no cinema brasileiro: dessemelhanças, aparições e apagamentos - por Izabel de Fátima Cruz Melo ►


Sessões especiais

IMS PAULISTA
Pequena África + Uma nêga chamada Tereza

15/8/2024, quinta, 19h
Sessão seguida de debate com Carla Italiano, Gabriel Araújo e Lorenna Rocha*

IMS POÇOS
Pequena África + Uma nêga chamada Tereza
17/8/2024, sábado, 16h
Sessão seguida de debate com Kariny Martins, Lorenna Rocha e Gabriel Araújo*

*As sessões com debate são gratuitas. Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.

Informações sobre todas as exibições ►

Cena de Uma nêga chamada Tereza, de Fernando Coni Campos

Filmes


Pequena África + Uma nêga chamada Tereza

Classificação indicativa da sessão: 14 anos

 

Pequena África
Zózimo Bulbul | Brasil | 2002, 14’, Arquivo digital (Centro Técnico Audiovisual) | Classificação indicativa: livre

Um resgate da história negra do Rio de Janeiro construído por meio da valorização de um lugar habitado pelas pessoas pretas da cidade.

Pedra do Sal, Praça Mauá, Gamboa e Santo Cristo são exemplos da “pequena África” que habita a cidade negra do Rio de Janeiro. Um passeio pelos casarios, pelo Cemitério dos Pretos, pelo Valongo e pela Casa da Engorda. Uma discussão sobre o nascimento do samba, a importância da Tia Ciata na Praça XI, a história do Morro da Providência e a lembrança de um bairro que se chamava Pequena África.

 

Uma nêga chamada Tereza
Fernando Coni Campos | Brasil | 1973, 80’, Arquivo digital (Acervo familiar) | Classificação indicativa: 14 anos

Um casal africano (Dr. Silvanius e Makeba) vem conhecer o Brasil por ocasião do Festival Internacional da Canção, onde o cantor Jorge Ben é o favorito. Mas uma quadrilha comandada por Bárbara urde um plano para ganhar o primeiro prêmio: Pedro Paulo, um sósia do cantor, que será raptado, vai substituí-lo.


Programação

IMS PAULISTA

15/8/2024, quinta
19h - Pequena África + Uma nêga chamada Tereza*
Sessão seguida de debate com Carla Italiano, Gabriel Araújo e Lorenna Rocha

25/8/2024, domingo
18h10 - Pequena África + Uma nêga chamada Tereza

 

IMS POÇOS

17/8/2024, sábado
16h - Pequena África + Uma nêga chamada Tereza*
Sessão seguida de debate com Kariny Martins, Lorenna Rocha e Gabriel Araújo

*Sessões gratuitas


Participantes

Carla Italiano
Pesquisadora em cinema e curadora de mostras e festivais, é doutora e mestre em Comunicação Social pela UFMG. Integra a equipe de programação dos festivais Olhar de Cinema e FENDA, e participa do coletivo organizador do forumdoc.bh. Foi curadora de diversas mostras, como Mulheres Mágicas - Reinvenções da bruxa no cinema, El Camino – Cinema de viagem da América do Sul e Retrospectiva Helena Solberg. Co-organizadora do dossiê "Cinema e Escritas de Si" da revista Devires - Cinema e Humanidades (UFMG), é natural do Recife e reside em Belo Horizonte.

Gabriel Araújo
Programador e crítico de cinema, é formado em Comunicação Social pela UFMG e jornalista da Folha de S. Paulo. É cofundador da INDETERMINAÇÕES, plataforma de crítica e cinema negro brasileiro, e cofundador, coordenador geral e curador do Cineclube Mocambo. Integrou equipes de curadoria de mostras e festivais como FestCurtasBH, América Negra, Festival do Filme Insurgente e LONA. Integrante dos coletivos Zanza e Lena Santos, é coautor de Vidas Inteiras: Histórias dos 10 anos da Lei de Cotas (2023) e um dos editores do volume 1 da revista Zanza.

Kariny Martins
Curadora, pesquisadora e roteirista, sócia na Cartografia Filmes e roteirista na TV Globo. Mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela UNESPAR com pesquisa sobre ficção especulativa no cinema negro brasileiro e doutoranda em Comunicação pela UFF.

 

Lorenna Rocha
Historiadora e mestranda em Comunicação pela UFPE, é crítica de cinema e programadora de mostras e festivais. Cofundou a plataforma Indeterminações, é editora-chefe da revista câmarescura e atuou como crítica no blog Sessão aberta e na revista Cinética. Foi programadora do FestCurtas BH e da Janela Internacional de Cinema do Recife, e colaboradora de Griot e Goiânia Mostra Curtas.Participou do programa Talent Press no 73º Festival Internacional de Cinema de Berlim e da residência RAW/Arché, além de integrar a equipe de programação de curtas da Mostra de Cinema de Tiradentes.


Vídeos

Vinheta da sessão INDETERMINAÇÕES

Sessão seguida de debate no IMS Paulista

Sessão seguida de debate no IMS Poços


Ingressos

Vendas
Os ingressos do cinema podem ser adquiridos online ou na bilheteria do centro cultural, mais informações abaixo.

Meia-entrada
Com apresentação de documentos comprobatórios para professores da rede pública, estudantes, crianças de 3 a 12 anos, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos.

Cliente Itaú
Desconto de 50% para o titular ao comprar o ingresso com o cartão Itaú (crédito ou débito). Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala.

Devolução de ingressos
Em casos de cancelamento de sessões por problemas técnicos e por falta de energia elétrica, os ingressos serão devolvidos. A devolução de entradas adquiridas pelo ingresso.com será feita pelo site.

Sessões com debate
As sessões com debate são gratuitas. Sujeita à lotação da sala.
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.


IMS Paulista

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 12h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.

Os ingressos para as sessões são vendidos na recepção do IMS Paulista e pelo site ingresso.com. A venda é mensal e os ingressos são liberados no primeiro dia de cada mês.

Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.


IMS Poços

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Bilheteria: de terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados e domingos, das 9h às 19h, na recepção do IMS Poços.

Os ingressos para as sessões são vendidos na recepção do IMS Poços e pelo site ingresso.com. A venda é mensal e os ingressos são liberados no primeiro dia de cada mês. Os preços variam de acordo com o filme ou a mostra.

Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.