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Sessão Mutual Films

Crise da presença, mitologia para a alma:
Filmes de Cecilia Mangini e Storm De Hirsch

A Sessão Mutual Films de maio apresenta obras de duas maestrinas do cinema independente que realizaram a maior parte de seus filmes entre as décadas de 1950 e 1970. A norte-americana Storm De Hirsch (1912-2000) começou sua vida artística como pintora e poeta e, aos 50 anos, migrou para o cinema. Seus curtas-metragens experimentais, alinhados ao Novo Cinema Americano, foram realizados em super-8 e em 16 mm e oscilam entre a poesia visual silenciosa e a psicodelia ritualística. A documentarista italiana Cecilia Mangini (1927-2021), influenciada pelo neorrealismo, buscou denunciar o comportamento vampiresco do Norte de seu país sobre o Sul (região onde nasceu), o desaparecimento de rituais rurais milenares e a presença fantasmagórica do fascismo na sociedade italiana. Ela realizou grande parte de seus filmes com duração em torno de 10 minutos, seguindo o modelo italiano de documentário Fórmula 10, e trouxe para esse gênero qualidades artísticas excepcionais que levaram décadas para ganhar seu devido reconhecimento. Os filmes de De Hirsch e Mangini passarão no IMS em novas cópias digitais de alta resolução e em programas que intercalam seus trabalhos. As exibições do dia 11 serão seguidas por um debate com as pesquisadoras Juliana Costa e Maria Chiaretti.

A curadoria e produção da Sessão Mutual Films são de Aaron Cutler e Mariana Shellard.

Apoio:


Ser mulher e outros filmes + debate

IMS Paulista: 11/5/2023, quinta,19h45
Sessão seguida de debate com Juliana Costa, Maria Chiaretti, Mariana Shellard e Aaron Cutler

Da esquerda para direita, cenas dos filmes Ser mulher, de Cecilia Mangini, e O Homem Tatuado, de Storm De Hirsch.

Filmes


O Homem Tatuado e outros filmes

A sessão tem duração de 84min. Classificação indicativa: 14 anos

O programa conta com os seguintes filmes:

A paixão do grão
(La passione del grano)
Cecilia Mangini e Lino Del Fra (como Antonio Michetti) | Itália | 1960, 11’, 35 mm para DCP (Cinemateca de Bolonha) | Classificação indicativa: 14 anos
+
A rainha do peiote
Peyote Queen
Storm De Hirsch | EUA | 1965, 9’, 16 mm para DCP (The Film-Makers’ Cooperative) | Classificação indicativa: 14 anos
+
O canto da margem
La canta delle marane
Cecilia Mangini | Itália | 1961, 11’, 35 mm para DCP (Cinemateca de Bolonha) | Classificação indicativa: 14 anos
+
Expresso de setembro
September Express
Storm De Hirsch | EUA | 1973, 6’, 16 mm para DCP (The Film-Makers’ Cooperative) | Classificação indicativa: 14 anos
+
Maria e os dias
Maria e i giorni
Cecilia Mangini | Itália | 1960, 11’, 35 mm para DCP (Videa S.p.A. e Cinemateca de Bolonha) | Classificação indicativa: 14 anos
+
O Homem Tatuado
The Tattooed Man
Storm De Hirsch | EUA | 1969, 36’, 16 mm para DCP (The Film-Makers’ Cooperative) | Classificação indicativa: 14 anos

 

Começamos com um ritual milenar italiano em celebração à colheita do trigo. Em A paixão do grão (cujo roteiro foi escrito pelo etnógrafo Ernesto De Martino), o medo frente à escassez do inverno leva os camponeses a criar um rito de caça ao bode para disfarçar a ceifa do trigo. A encenação baseia-se em uma tradição que já na época havia desaparecido, e sua teatralização assume um caráter surrealista. Da encenação, passamos para a animação e experimentação sonora e visual. No brilhante e colorido A rainha do peiote (parte de uma série de filmes de De Hirsch chamada A cor do rito, a cor do pensamento), os tambores de uma música tribal africana são acompanhados por imagens caleidoscópicas de luzes e seios que evocam outros rituais de fertilidade e renovação – os do cinema e da cultura pop. Adentrando a seara da nostalgia, O canto da margem observa o ritual de lazer de garotos da periferia de Roma. Às margens do rio Tibre, garotos sendo garotos, se engalfinham, se esbofeteiam, nadam, gargalham, comem peixinhos catados ali. A narração de Pier Paolo Pasolini (na última de suas três colaborações com Mangini) traz um outro tempo, o da vida adulta e da lembrança de um passado de pertencimento a essa gangue, da qual hoje, sendo um homem feito, tornou-se inimigo. Mergulhamos então no Expresso de setembro (um “cine-soneto” de De Hirsch) e na paisagem frenética e silenciosa da vista de um trem que segue de Roma para Veneza. São belas imagens, oscilando entre a figura e a abstração, de campos, reflexos de pessoas e borrões que prolongam uma sensação de nostalgia pungente. E assim chegamos ao fardo da persistência da vida, da velhice. Em Maria e os dias, acompanhamos Maria di Capriati (madrinha de Mangini), uma camponesa anciã italiana, que, entre crianças, animais, homens e mulheres, vive uma vida simples e doméstica sem descanso. Carrega consigo as lembranças de uma existência que aos poucos se apaga, como suas velhas fotografias. Por fim, um filme de De Hirsch inspirado em um de seus poemas, cujos versos dizem: “E me agarro aguerrido ao relógio/ que dirige com seus braços minha vida”. Os personagens de O Homem Tatuado são divididos em “fazedores do sonho”, “sonhadores do sonho” e “assassinos do sonho”. Uma história construída a partir de sons e imagens enigmáticas e sinistras, nas quais as figuras de Homem e Mulher são confrontadas em sua masculinidade e feminilidade, tendo como resultado a perda da inocência.

 

PROGRAMAÇÃO

IMS Paulista
11/5/2023, quinta, 18h
19/5/2023, sexta, 20h


Ser mulher e outros filmes

A sessão tem duração de 70min. Classificação indicativa: 14 anos

O programa conta com os seguintes filmes:

Borboleta do terceiro olho
Third Eye Butterfly
Storm De Hirsch | EUA | 1968, 9’, 16 mm para DCP (The Film-Makers’ Cooperative) | Classificação indicativa: 14 anos
+
Stendalì (ainda soam)
Stendalì: suonano ancora
Cecilia Mangini | Itália | 1960, 11’, 35 mm para DCP (Cinemateca de Bolonha) | Classificação indicativa: 14 anos
+
Silenciosamente carregando o totem de um pássaro
Silently, Bearing Totem of a Bird
Storm De Hirsch | EUA | 1962, 7’, Super-8 para DCP (The Film-Makers’ Cooperative) | Classificação indicativa: 14 anos
+
Tommaso
Cecilia Mangini | Itália | 1965, 11’, 35 mm para DCP (Cinemateca de Bolonha) | Classificação indicativa: 14 anos
+
Trap Dance
Storm De Hirsch | EUA | 1968, 2’, 16 mm para DCP (The Film-Makers’ Cooperative) | Classificação indicativa: 14 anos
+
Ser mulher
Essere donne
Cecilia Mangini | Itália | 1965, 30’, 35 mm para DCP (AAMOD – Fondazione Archivio Audiovisivo del Movimento Operaio e Democratico) | Classificação indicativa: 14 anos

 

Uma experiência psicodélica, visual e sonora, com projeção em tela dupla, quádrupla e até óctupla – assim começa o programa, com o filme-performance Borboleta do terceiro olho. Após esse transe de luzes, cores, ritmos e ruídos, vem uma imersão em um ritual de morte milenar na região italiana de Salento. Em Stendalì (ainda soam) (cuja narração foi escrita por Pier Paolo Pasolini), mulheres cantam em um dialeto antigo e dançam aos prantos a perda de um filho querido, dentro do recinto claustrofóbico e delirante onde reside o morto. A tensão desses dois filmes é aliviada por um momento com o poético Silenciosamente carregando o totem de um pássaro. O filme silencioso (parte de uma série de trabalhos em super-8 de De Hirsch chamados “cine-canções”) acompanha, sob diversos ângulos, o fluxo das águas de um rio em uma paisagem bucólica no estado de Nova York, da manhã até o entardecer. Após esse interlúdio, mergulhamos na vida urbana e nos sonhos de trabalho e consumo de um adolescente desocupado. Tommaso segue os passos e pensamentos de um jovem em sua lambreta, dirigindo freneticamente pelas ruas da pequena cidade sulista italiana de Brindisi, onde a recém-construída petrolífera Monteshell já se tornou o desejo inalcançável de trabalho de muitos moradores locais. Com tom melancólico e destrutivo, passamos então para o breve Trap Dance, um trocadilho com a palavra “sapateado” em inglês (tap dance), que utiliza imagens de arquivo e intervenções na película para expressar a estupidez da guerra e o enfraquecimento do ser humano em um mundo dominado pela tecnologia. O programa encerra com um estudo documental sobre o contraste entre a realidade de jovens mulheres italianas de classe operária (entrevistadas por Mangini) e a imagem de feminilidade e consumo vendida pelas revistas especializadas. Dois universos inconciliáveis, o do trabalho industrial e o da publicidade, se chocam ao serem colocados lado a lado no filme Ser mulher.

 

PROGRAMAÇÃO

IMS Paulista
11/5/2023, quinta, 19h45 - Sessão seguida de debate com Juliana Costa, Maria Chiaretti, Mariana Shellard e Aaron Cutler
18/5/2023, quinta, 20h


Programação

IMS PAULISTA

11/5/2023, quinta
18h - O Homem Tatuado e outros filmes
19h45 - Ser mulher e outros filmes
Sessão seguida de debate com Juliana Costa, Maria Chiaretti, Mariana Shellard e Aaron Cutler

18/5/2023, quinta
20h - Ser mulher e outros filmes

19/5/2023, sexta
20h - O Homem Tatuado e outros filmes


Vídeo


Ingressos

Vendas
Os ingressos do cinema podem ser adquiridos no site ingresso.com e na bilheteria do centro cultural, mais informações abaixo.

Meia-entrada
Com apresentação de documentos comprobatórios para professores da rede pública, estudantes, crianças de 3 a 12 anos, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos.

Cliente Itaú
Desconto de 50% para o titular ao comprar o ingresso com o cartão Itaú (crédito ou débito). Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala.


IMS Paulista

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 12h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.

A bilheteria vende ingressos apenas para as sessões do dia. No ingresso.com, a venda é semanal: toda quarta-feira, às 18h, são liberados ingressos para as sessões que acontecem até a quarta-feira seguinte.

Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.


Sessão Mutual Films

Sessão Mutual Films é um evento bimestral com o propósito de criar diálogos entre as várias faces do meio cinematográfico, trazendo para o público, sempre que possível, filmes, restaurações e eventos inéditos em sessões duplas.