Idioma EN
Contraste

Sessão Mutual Films

Elek/Mészáros: Cronistas húngaras

A Sessão Mutual Films de julho coloca em diálogo quatro filmes recém-restaurados de duas grandes cineastas do cinema húngaro que foram celebradas em anos recentes com retrospectivas ao redor do mundo: Judit Elek (nascida em 1937) e Márta Mészáros (nascida em 1931). O curta-metragem documental Dente-de-leão (1964), de Mészáros, observa o dia a dia solitário de um jovem garoto de Budapeste que vive entre as casas de seus pais divorciados, expondo a condição de isolamento e da ausência familiar frequentemente retratada nas renomadas obras subsequentes da diretora. Assim ocorre com A garota (1968) – primeiro longa-metragem de Mészáros e um dos primeiros longas dirigidos por uma mulher na Hungria –, que acompanha a jovem mulher Erzsi (interpretada pela cantora pop Kati Kovács) após sair de um orfanato e decidir ir em busca da mãe, que continua a rejeitá-la. Já na curta docuficção Encontro (1963) – primeiro filme solo de Elek –, uma enfermeira e um contador se encontram em Budapeste através de um anúncio de jornal e conversam sobre seus relacionamentos passados e desejos presentes enquanto passeiam pelas ruas da metrópole. A solidão palpável dos personagens em meio da multidão retorna no primeiro longa-metragem de Elek, o tragicômico A dama de Constantinopla (1969), no qual uma mulher velha e sozinha (a estrela do cinema húngaro Manyi Kiss) decide mudar de seu espaçoso apartamento em um prédio cheio de moradores que ignoram suas histórias e seu desejo de companhia. Acompanhamos de forma compassiva suas visitas a diversos imóveis abarrotados de gente, enquanto ela é assediada por aqueles que buscam desesperadamente por um local maior para viver.  A Sessão Mutual Films tem curadoria e produção de Aaron Cutler e Mariana Shellard.

A sessão conta com o apoio do Consulado-Geral da Hungria em São Paulo e da FILMICCA.

 

Blog do cinema:
Elek/Mészáros: Cronistas húngaras - Por Aaron Cutler e Mariana Shellard ►


Sessões especiais

IMS PAULISTA
Encontro + A garota

17/7/2024, quarta, 19h30
Sessão apresentada por Aaron Cutler e Mariana Shellard

Dente-de-leão + A dama de Constantinopla
18/7/2024, quinta, 19h15
Sessão seguida de debate entre Maria Vragova, Nayla Guerra e os curadores Aaron Cutler e Mariana Shellard*

IMS POÇOS
Encontro + A garota

27/7/2024, sábado, 16h
Sessão seguida de debate com Dani Alvisi e os curadores Aaron Cutler e Mariana Shellard*

*As sessões com debate são gratuitas. Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.

Informações sobre todas as exibições ►

Cena de Dente-de-leão, de Márta Mészáros

Filmes


Encontro + A garota

 

Em seu primeiro filme, Judit Elek propôs a seu amigo e colaborador, o escritor solitário Iván Mándy, publicar um anúncio de jornal com uma proposta de um encontro amoroso. Encontro inicia em um amplo quarto de hospital em Budapeste, onde acompanhamos uma enfermeira sem nome cuidando de cada um dos enfermos, homens jovens e velhos. Vemos ela em sua casa, arrumando-se para sair e, então, em uma praça onde crianças brincam e velhos jogam xadrez. Em um banco da praça, a enfermeira, que respondeu ao anúncio de jornal, encontra seu pretendente (Mándy), e os dois seguem juntos caminhando e conversando. A câmera se movimenta de tal forma que podemos observar todo o entorno do casal de meia-idade, cujas falas são registradas com som direto, de forma revolucionária para o cinema húngaro da época. Ele a convida para assistir a um filme de faroeste, porém tenta em vão comprar ingressos de outros espectadores para a sessão lotada. Já no final da tarde, eles se sentam em uma mesa de bar e conversam sobre suas vidas, antigos amores e desejos futuros. Ele a acompanha até as proximidades do hospital, e ela segue para o turno noturno.

Márta Mészáros fez seu longa-metragem de estreia após uma década de trabalho em curtos documentários. Em A garota (cujo título original se traduz como “O dia se foi”), a cineasta aborda um assunto recorrente ao longo de sua carreira, ao retratar a vida de uma jovem melancólica e solitária. Erzsébet “Erzsi” Szőnyi (interpretada por Kati Kovács), uma mulher de 24 anos que cresceu em um orfanato e trabalha em uma fábrica de tecidos em Budapeste, decide procurar sua mãe biológica, a quem nunca conheceu. Através de um anúncio no jornal, ela chega na aldeia conservadora onde a mulher (Teri Horváth) mora com sua família. A partir daí, surgem tensões entre Erszi e a matriarca encapuzada, que se arrepende de ter se comunicado com a filha, assim como o patriarca, que enxerga “a sobrinha de Budapeste” com suspeita e desejo. Ela sai da aldeia à procura de outras relações e histórias familiares e de um caminho para construir sua vida adulta.

A garota foi o primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher na Hungria desde a década de 1940. O filme, feito em um estilo imediato e dinâmico, com muito trabalho de locação, foi um sucesso de bilheteria, devido, em parte, à presença no papel principal da estrela pop Kati Kovács (com quem Mészáros também realizou o filme Laços, no ano seguinte), em uma das suas primeiras atuações no cinema. Apesar da postura rígida e robótica, Kovács possui um olhar penetrante. Em uma entrevista realizada no final de 1968 para a revista húngara Filmvilag, Mészáros comentou sobre a protagonista do filme: “Fiquei impressionada com a qualidade intelectual particular dessa jovem, a sua dureza e o seu comportamento íntimo quase masculino... Na verdade, fiquei estimulada pelo fato dela ser uma personalidade que nunca depende de ninguém, no sentido em que ela é independente, adulta e – acima de tudo – honesta consigo mesma”.

A garota foi restaurado em 2K pelo Arquivo Nacional de Cinema da Hungria a partir do negativo original de imagem em 35 mm e da gravação magnética do som original. Encontro foi restaurado em 4K a partir de uma cópia em 35 mm localizada na mesma instituição e dentro do projeto chamado pelo Arquivo de Programa de Restauração a Longo Prazo do Patrimônio Cinematográfico Húngaro, que também inclui diversos outros filmes das duas diretoras.

A primeira exibição do programa no IMS Paulista contará com uma apresentação da equipe da plataforma de streaming FILMICCA, cujo catálogo inclui 12 filmes restaurados de Márta Mészáros.

Citação retirada do site do Festival de Cinema de Turim (em inglês) ►

 

O programa conta com os filmes:

Encontro
Találkozás
Judit Elek | Hungria | 1963, 22’, DCP, cópia restaurada (Arquivo Nacional de Cinema da Hungria - Magyar Nemzeti Filmarchívum) | Classificação indicativa: 14 anos

A garota
Eltávozott nap
Márta Mészáros | Hungria | 1968, 80’, DCP, cópia restaurada (Arquivo Nacional de Cinema da Hungria - Magyar Nemzeti Filmarchívum) | Classificação indicativa: 14 anos

 

PROGRAMAÇÃO

IMS Paulista
17/7/2024, quarta, 19h30
Sessão apresentada por Aaron Cutler e Mariana Shellard

21/7/2024, domingo, 18h

IMS Poços
27/7/2024, sábado, 16h
Sessão seguida de debate com Dani Alvisi e os curadores Aaron Cutler e Mariana Shellard


Dente-de-leão + A dama de Constantinopla

O curta-metragem documental Dente-de-leão foi um dos primeiros filmes autorais feitos por Márta Mészáros na sua Hungria nativa, após se formar na União Soviética e dirigir documentários na Romênia e em seu país. No filme compassivo e cheio de close-ups, observamos um garoto (Zoltán Zeitler) matar o tempo entre as casas dos pais divorciados. Ele brinca na rua com outras crianças e segue para o apartamento de seu pai em um condomínio de prédios recém-construído pelo governo comunista para resolver o problema de moradia de Budapeste nos anos 1950. Lá, ele encontra a jovem madrasta, que prepara o almoço até a chegada do pai. Mais interessado na nova parceira, o pai trata o menino com desdém e ressentimento. Em resposta, o garoto larga o almoço pela metade e volta para a rua. Acompanhamos seu percurso despreocupado até a casa da mãe, em um bairro pobre e antigo que parece ainda sofrer os infortúnios da Segunda Guerra Mundial. Lá, ele também não tem espaço e divide com a mãe um imóvel de um único cômodo, onde não pode ficar enquanto ela se arruma para sair. Deixado sozinho à noite, o garoto toca um pouco seu violão e obedientemente se arruma para dormir.

Judit Elek também fez seu longa-metragem de estreia (cujo título original se traduz como “uma ilha no continente”) sobre o problema da moradia em sua cidade natal de Budapeste. A dama de Constantinopla acompanha uma velha solitária (interpretada por Manyi Kiss, uma grande estrela do cinema húngaro, em um de seus últimos papéis). A viúva sem filhos passa seus dias relembrando sua juventude e forte vínculo com o pai – um comandante de navio que a levou para conhecer o mundo. Enquanto a mulher abastada vive em seu passado glorioso, habitando um apartamento espaçoso e cheio de suvenires de lugares distantes, seus vizinhos mais pobres e amargurados são esfolados pelo trabalho doméstico e pela aglomeração. Ela procura compartilhar suas histórias com todos ao seu redor, porém o desespero resultante da escassez da vida presente não permite sonhos ou lembranças daqueles que a rodeiam. A morte de um vizinho idoso e a crescente pressão dos outros ajudam a dama a decidir trocar de apartamento, algo então comum em uma sociedade que pregava a necessidade de sacrificar os bens individuais pelo bem coletivo.

O magnífico lar da protagonista foi desenhado pelo cenógrafo Tamás Banovich (também responsável pelo desenho de produção de A garota). E, ao acompanhá-la em busca de um novo imóvel, o filme sai do mundo da ficção para perceber a realidade direta da moradia em Budapeste. Para captar essa realidade, Elek e seu cinegrafista, Elemér Ragályi, usaram como referência o cinema direto francês e a própria experiência dos dois com documentários. Eles colocaram a atriz principal em confronto com pessoas nas ruas e, ao misturar a presença corporal dos passantes com o texto escrito pelo roteirista Iván Mándy, criaram um efeito estético que a cineasta chamou de uma “levitação ligeiramente surrealista”.

Dente-de-leão foi restaurado em 4K pelo Arquivo Nacional de Cinema da Hungria junto a dois outros curtas documentais de Mészáros e diversos longas de ficção. A dama de Constantinopla foi restaurado em 4K pela mesma instituição a partir do negativo original e uma cópia em 35 mm. A restauração de A dama já passou em diversos festivais, inclusive no Festival de Cannes (na mostra Cannes Classics), onde a estreia mundial do filme em 1969 foi recebida com longos aplausos em pé.

A primeira exibição do programa no IMS Paulista será seguida por um debate entre as curadoras, pesquisadoras e produtoras culturais Maria Vragova e Nayla Guerra e os curadores da Mutual Films.

Texto Uma ilha no continente (na íntegra, em húngaro) ►

 

O programa conta com os filmes:

Dente-de-leão
Bóbita
Márta Mészáros | Hungria | 1964, 20’, DCP, cópia restaurada (Arquivo Nacional de Cinema da Hungria - Magyar Nemzeti Filmarchívum) | Classificação indicativa: 14 anos

A dama de Constantinopla
Sziget a szárazföldön
Judit Elek | Hungria | 1969, 77’, DCP, cópia restaurada (Arquivo Nacional de Cinema da Hungria - Magyar Nemzeti Filmarchívum) | Classificação indicativa: 14 anos

 

PROGRAMAÇÃO

IMS Paulista
18/7/2024, quinta, 19h15
Sessão seguida de debate entre Maria Vragova, Nayla Guerra e os curadores Aaron Cutler e Mariana Shellard

27/7/2024, sábado, 18h

IMS Poços
27/7/2024, sábado, 19h


Programação

IMS PAULISTA

17/7/2024, quarta
19h30 - Encontro + A garota
Sessão apresentada por Aaron Cutler e Mariana Shellard

18/7/2024, quinta
19h15 - Dente-de-leão + A dama de Constantinopla*
Sessão seguida de debate entre Maria Vragova, Nayla Guerra e os curadores Aaron Cutler e Mariana Shellard

21/7/2024, domingo
18h - Encontro + A garota

27/7/2024, sábado
18h - Dente-de-leão + A dama de Constantinopla

 

IMS POÇOS

27/7/2024, sábado
16h - Encontro + A garota*
Sessão seguida de debate com Dani Alvisi e os curadores Aaron Cutler e Mariana Shellard

27/7/2024, sábado
19h - Dente-de-leão + A dama de Constantinopla

*Sessões gratuitas


Vídeo


Participantes

Maria Vragova
Produtora cultural, tradutora e curadora, formada em língua e literatura portuguesa pela Universidade Estatal de São Petersburgo (2004). Desde 2012 dirige o Festival Artes Vertentes, em Tiradentes (MG). Em 2008 organizou exposições de Álvaro e Oscar Niemeyer em Moscou. Foi organizadora, cocuradora e produtora de várias mostras cinematográficas e exposições, como Mulheres no cinema do Leste europeu, na Caixa Cultural Curitiba (2024), e Antanas Sutkus: um olhar livre, exibida em 16 cidades brasileiras.

Nayla Guerra
Pesquisadora, cineasta e curadora, produtora cultural na Cinemateca Brasileira. Graduada em Audiovisual na ECA-USP, é autora do livro Entre apagamentos e resistências: curtas-metragens feitos por diretoras brasileiras (1966-1985) (2023), sobre curtas-metragens de realizadoras brasileiras na ditadura civil-militar, diretora do curta-metragem Ferro’s Bar (2023) e organizadora do coletivo e cineclube Cine Sapatão. Foi bolsista Fapesp e crítica e editora da Zagaia em Revista. É colunista de cinema do Opera Mundi.

Dani Alvisi
Pedagoga graduada pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais (2003) e especialista em Artes Visuais – Cultura e Criação (SENAC/MG, 2009). É arte-educadora na Educação Básica desde 1997, atuando nas áreas de artes visuais, artes cênicas e dança. Participou de várias mostras coletivas, realizou exposições individuais, criou e produziu documentários relacionados à memória cultural e preservação histórica. Trabalhou como arte-educadora, gestora cultural e capacitadora docente na Secretaria Municipal de Cultura e na Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas entre 2017 e 2019.

Mutual Films
Parceria entre o crítico de cinema e programador Aaron Cutler e a artista plástica Mariana Shellard, ambos residentes em São Paulo. A parceria visa a realização de filmes e mostras de cinema, entre elas, a Sessão Mutual Films, que teve início no Instituto Moreira Salles em julho de 2018. Mais informações sobre seu trabalho podem ser conferidas no site mutualfilms.com.


Ingressos

Vendas
Os ingressos do cinema podem ser adquiridos online ou na bilheteria do centro cultural, mais informações abaixo.

Meia-entrada
Com apresentação de documentos comprobatórios para professores da rede pública, estudantes, crianças de 3 a 12 anos, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos.

Cliente Itaú
Desconto de 50% para o titular ao comprar o ingresso com o cartão Itaú (crédito ou débito). Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala.

Devolução de ingressos
Em casos de cancelamento de sessões por problemas técnicos e por falta de energia elétrica, os ingressos serão devolvidos. A devolução de entradas adquiridas pelo ingresso.com será feita pelo site.

Sessões com debate
As sessões com debate são gratuitas. Sujeita à lotação da sala.
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.


IMS Paulista

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 12h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.

Os ingressos para as sessões são vendidos na recepção do IMS Paulista e pelo site ingresso.com. A venda é mensal e os ingressos são liberados no primeiro dia de cada mês.

Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.


IMS Poços

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Bilheteria: de terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados e domingos, das 9h às 19h, na recepção do IMS Poços.

Os ingressos para as sessões são vendidos na recepção do IMS Poços e pelo site ingresso.com. A venda é mensal e os ingressos são liberados no primeiro dia de cada mês. Os preços variam de acordo com o filme ou a mostra.

Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.


Sessão Mutual Films

Sessão Mutual Films é um evento bimestral com o propósito de criar diálogos entre as várias faces do meio cinematográfico, trazendo para o público, sempre que possível, filmes, restaurações e eventos inéditos em sessões duplas.