alexandredias.ims.com.br

Apresentação

Alexandre Ferreira de Souza Dias, nascido em Brasília (DF) em 16 de janeiro de 1984, iniciou seus estudos de piano aos 10 anos. De 1999 a 2004 foi aluno de Elza Kazuko Gushikem, e entre 2004 e 2008 estudou com Neusa França, ex-assistente de Magda Tagliaferro. Neste mesmo período, nos Cursos Internacionais de Verão da Escola de Música de Brasília, teve masterclasses de prática de conjunto e piano erudito com a pianista Maria Teresa Madeira, de piano erudito com Pierre Feraux, aulas de harmonia com Ian Guest e aulas com Piero Rattalino (no Teatro Nacional de Brasília). Após participar de diversos recitais como aluno, foi convidado pelo maestro David Junker, em dezembro de 2002, a integrar o coro Madrigal UnB como baixo, permanecendo no grupo até 2003. De novembro de 2003 a dezembro de 2004, participou do Coral do UnB como pianista correpetidor e como baixo.

Formou-se em Ciências Biológicas na Universidade de Brasília (Bacharel em 2005 e Licenciatura em 2006), defendendo sua dissertação de mestrado em 2009 e sua tese de doutorado em 2013, na área de Bioacústica, investigando a comunicação sonora das aves do Cerrado. Entre 2010 e 2012, trabalhou na Universidade Paulista (UNIP – Campus de Brasília) como professor de biologia. A partir de 2013, passou a dedicar-se exclusivamente à música, prosseguindo com suas atividades como pianista, pesquisador e professor de piano.

Conteúdo relacionado


Pesquise no acervo de Música

A Reserva Técnica Musical do IMS tem sob sua guarda 20 acervos de compositores, instrumentistas, pesquisadores e colecionadores, todos disponíveis para consulta e pesquisa. São nomes como Chiquinha Gonzaga, Baden Powell, Elizeth Cardoso e José Ramos Tinhorão, entre outros, além dos sites especiais que abrigam toda vida & obra de Ernesto Nazareth e Pixinguinha.

Detalhe da coleção de discos de Humberto Franceschi na Reserva Técnica de Acervos do IMS / Acervo IMS

Atendimento ao pesquisador

IMS Rio de Janeiro

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ
CEP 22451-040

Consulta presencial

Agendamento por e-mail com 72h de antecedência.
De segunda a sexta-feira, das 10h às 12h30, e das 14h às 18h.

Contato

musica@ims.com.br

Os interessados em tirar dúvidas ou agendar consultas devem enviar um e-mail para o setor de Música.

É importante especificar no e-mail os dados dos arquivos de áudio sobre os quais há interesse em obter informações. Esses dados estão no Acervo de Música do IMS. 

A Sala de Pesquisa possui número restrito de lugares, portanto solicitamos que nos seja avisado com antecedência a vinda de acompanhante. Caso não possa comparecer no dia e horário agendado, por favor, comunique.

Para o melhor aproveitamento de todos os pesquisadores, não será permitido na sala: uso de celular, notebook, caderno ou similares, consumo de bebidas ou alimentos. Ao lado da sala há um armário destinado para a guarda dos pertences.


Outros acervos