Alexandre Ferreira de Souza Dias, nascido em Brasília (DF) em 16 de janeiro de 1984, iniciou seus estudos de piano aos 10 anos. De 1999 a 2004 foi aluno de Elza Kazuko Gushikem, e entre 2004 e 2008 estudou com Neusa França, ex-assistente de Magda Tagliaferro. Neste mesmo período, nos Cursos Internacionais de Verão da Escola de Música de Brasília, teve masterclasses de prática de conjunto e piano erudito com a pianista Maria Teresa Madeira, de piano erudito com Pierre Feraux, aulas de harmonia com Ian Guest e aulas com Piero Rattalino (no Teatro Nacional de Brasília). Após participar de diversos recitais como aluno, foi convidado pelo maestro David Junker, em dezembro de 2002, a integrar o coro Madrigal UnB como baixo, permanecendo no grupo até 2003. De novembro de 2003 a dezembro de 2004, participou do Coral do UnB como pianista correpetidor e como baixo.
Formou-se em Ciências Biológicas na Universidade de Brasília (Bacharel em 2005 e Licenciatura em 2006), defendendo sua dissertação de mestrado em 2009 e sua tese de doutorado em 2013, na área de Bioacústica, investigando a comunicação sonora das aves do Cerrado. Entre 2010 e 2012, trabalhou na Universidade Paulista (UNIP – Campus de Brasília) como professor de biologia. A partir de 2013, passou a dedicar-se exclusivamente à música, prosseguindo com suas atividades como pianista, pesquisador e professor de piano.
Pesquise no acervo de Música
A Reserva Técnica Musical do IMS tem sob sua guarda acervos de compositores, instrumentistas, pesquisadores e colecionadores, todos disponíveis para consulta e pesquisa. São nomes como Chiquinha Gonzaga, Baden Powell, Elizeth Cardoso e José Ramos Tinhorão, entre outros, além de sites especiais.