Idioma EN
Contraste

Guilherme Gaensly

Guilherme Gaensly (1843-1928) nasceu em Wellhausen, na Suíça, e mudou-se com a família para a capital baiana aos cinco anos de idade. Em 1871, já tendo passado por um período de aprendizado no ateliê de Alberto Henschel, o principal retratista da Bahia, abriu seu próprio estúdio fotográfico em Salvador, então a segunda cidade mais populosa do país, onde atuou com sucesso por três décadas – até 1895 – e cultivou, além do retrato, um estilo próprio e rigoroso como fotógrafo de paisagens.

Em 1882, o estúdio de Gaensly ganhou como sócio seu cunhado Rodolpho Lindemann. Em 1894, a próspera empresa Gaensly & Lindemann abriu uma filial em São Paulo e seu sócio mais famoso mudou de cidade, já com mais de 50 anos, para começar vida nova.

Gaensly passou a se dedicar ao registro de paisagens urbanas, produzindo importantes registros da cidade que eram vendidos como fotos em papel albuminado e colotipias impressas na Suíça, comercializadas em álbuns. Sua série sobre a chegada dos imigrantes italianos ao porto de Santos e à cidade de São Paulo é admirável. Em 1899, foi contratado como fotógrafo oficial pela The São Paulo Railway, Light and Power Company, função na qual permaneceria até 1925, três anos antes de sua morte.


Seleção de obras

VISUALIZAR POR
×
<
>

Igreja do Imaculado Coração de Maria

Guilherme Gaensly

São Paulo - SP - Brasil - 1925 circa

Palacete H. Burchandy

Guilherme Gaensly

- São Paulo - SP - Brasil - 1921 anterior

Rua 15 de Novembro, sentido praça da Sé

Guilherme Gaensly

- São Paulo - SP - Brasil - 1920 circa

Largo de São Bento e Viaduto Santa Efigênia

Guilherme Gaensly

- São Paulo - SP - Brasil - 1920 circa

Palacete Prates (Automóvel Clube)

Guilherme Gaensly

- São Paulo - SP - Brasil - 1920 circa

Vale do Anhangabaú

Guilherme Gaensly

- São Paulo - SP - Brasil - 1920 circa


Conteúdo relacionado


Pesquise no acervo de Fotografia

Você pode realizar buscas no amplo conjunto de imagens disponíveis para pesquisas online, cadastrar-se para salvá-las ou enviar sua seleção de imagens, caso deseje utilizá-las. Na base de dados, a visualização das imagens é de até 200% de ampliação. As alternativas de ação são: busca livre, busca avançada, solicitação de uso de imagens e opções de visualização.

Fotos de Marc Ferrez, Maureen Bisilliat, Thomaz Farkas e Chico Albuquerque / Acervo IMS