Idioma EN
Contraste

Maria Luiza Kfouri

marialuizakfouri.ims.com.br

Apresentação

Em 2002, o Instituto Moreira Salles recebeu da jornalista e musicóloga paulistana Maria Luiza Kfouri a guarda de sua hemeroteca, formada pela coleção completa das revistas Áudio News e Música, por releases de artistas, scripts de programas de rádio e por aproximadamente cem pastas que contêm cerca de 25 mil artigos de jornais e revistas sobre temas ligados à MPB, cobrindo o período de 1968 até 2001. A partir desse material, foram catalogados mais de 1.500 autores de matérias jornalísticas sobre a música brasileira, 1.700 músicos, grupos e instituições ligadas à música e 300 órgãos de comunicação que veicularam notícias sobre o tema. O conjunto está totalmente digitalizado.

Maria Luiza Kfouri tornou-se mais conhecida por sua atuação no rádio. Também colecionadora, é dona de um acervo com mais de 6 mil discos, já catalogado na internet, onde mantém dois sites que vêm se tornando referência para estudiosos e amantes da música brasileira em geral.


Pesquise no acervo de Música

A Reserva Técnica Musical do IMS tem sob sua guarda 20 acervos de compositores, instrumentistas, pesquisadores e colecionadores, todos disponíveis para consulta e pesquisa. São nomes como Chiquinha Gonzaga, Baden Powell, Elizeth Cardoso e José Ramos Tinhorão, entre outros, além dos sites especiais que abrigam toda vida & obra de Ernesto Nazareth e Pixinguinha.

Detalhe da coleção de discos de Humberto Franceschi na Reserva Técnica de Acervos do IMS. / Acervo IMS

Atendimento ao pesquisador

IMS Rio de Janeiro

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ
CEP 22451-040

Consulta presencial

Agendamento por e-mail com 72h de antecedência.
De segunda a sexta-feira, das 10h às 12h30, e das 14h às 18h.

Contato

musica@ims.com.br

Os interessados em tirar dúvidas ou agendar consultas devem enviar um e-mail para o setor de Música.

É importante especificar no e-mail os dados dos arquivos de áudio sobre os quais há interesse em obter informações. Esses dados estão no Acervo de Música do IMS. 

A Sala de Pesquisa possui número restrito de lugares, portanto solicitamos que nos seja avisado com antecedência a vinda de acompanhante. Caso não possa comparecer no dia e horário agendado, por favor, comunique.

Para o melhor aproveitamento de todos os pesquisadores, não será permitido na sala: uso de celular, notebook, caderno ou similares, consumo de bebidas ou alimentos. Ao lado da sala há um armário destinado para a guarda dos pertences.


Outros acervos

Mais IMS