Maureen Bisilliat

Apresentação

A inglesa Maureen Bisilliat, nascida em Englefield, Surrey, construiu desde os anos 1950, quando se mudou para o Brasil, um dos mais sólidos trabalhos de investigação fotográfica da alma brasileira, aliando a seu olhar de estrangeira um respeito profundo por seus temas – sobretudo sertanejos e índios – e a busca de apoio conceitual na antropologia e em grandes obras da literatura nacional. Desde dezembro de 2003, sua obra completa está incorporada ao acervo do Instituto Moreira Salles, num total de 16.251 imagens, entre fotografias, negativos em preto e branco e cromos coloridos.


Seleção de obras

VISUALIZAR POR

Índios – Cenas do dia-a-dia

Índios – Cenas do dia-a-dia

Cruzando rio ao pé da Serra das Araras

Forno para queima de carvão

Padrinhos de casamento, no dia de Santo Antônio

Extraindo o polvilho da mandioca

×
<
>

Índios – Cenas do dia-a-dia

Índios – Cenas do dia-a-dia

Cruzando rio ao pé da Serra das Araras

Forno para queima de carvão

Padrinhos de casamento, no dia de Santo Antônio

Extraindo o polvilho da mandioca


Cronologia

Nasceu na Inglaterra em 1931 e em 1955 foi estudar artes plásticas com André Lhote, em Paris. Em 1957 passa a estudar artes plásticas no Art Student´s League, em Nova Iorque, com Morris Kantor. Nesse mesmo ano viaja para o Brasil e fixa residência em São Paulo. Em 1962 abandona a pintura e passa a dedicar-se à fotografia.


Por dentro dos acervos


Conteúdo relacionado


Loja IMS


Pesquise no acervo de Fotografia

Estão disponíveis cerca de 12.000 imagens para pesquisas online. Você pode realizar buscas, cadastrar-se para salvá-las ou enviar sua seleção de imagens, caso deseje utilizá-las. Na base de dados a visualização das imagens é de até 200% de ampliação. As alternativas de ação são busca livre; busca avançada; solicitação de uso de imagens e opções de visualização.


Atendimento ao pesquisador

IMS Rio de Janeiro

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ
CEP 22451-040

Consulta presencial

Agendamento por e-mail com 72h de antecedência.
De segunda a sexta-feira, das 10h às 12h30, e das 14h às 18h.

Contato

fotografia@ims.com.br

A consulta presencial será realizada através de um banco de imagens digital, sem o manuseio dos itens originais do acervo, visando a conservação e preservação dos mesmos.

A sala de pesquisa possui número restrito de lugares, portanto solicitamos que nos seja avisado com antecedência a vinda de acompanhante. Caso não possa comparecer no dia e horário agendado, por favor, comunique.

Para o melhor aproveitamento de todos os pesquisadores, não será permitido na sala: uso de celular, notebook, caderno ou similares, consumo de bebidas ou alimentos. Ao lado da sala há um armário destinado para a guarda dos pertences.

O processo de liberação de imagens possui etapas, dentre elas, autorização, elaboração de termo de responsabilidade e custos (dependendo da finalidade de uso). O prazo para conclusão dos pedidos é de até 10 dias úteis porém este limite pode se estender conforme o quantidade de itens solicitados e/ou demanda interna.


Sobre os acervos