A fricção dos sistemas oficiais de legitimação da memória é um dos pilares da pesquisa do artista, que trata, neste trabalho, da história da mineração no período colonial brasileiro. Os ditos populares ligados a práticas supostamente ilegais de pessoas escravizadas em sua busca por liberdade são os fios condutores para dar vida a uma história ficcionalizada, construindo um inventário de fugas que enfrenta a violência da manutenção de um sistema pautado na servidão. Chão de Estrelas foi produzido com o apoio da Bolsa ZUM/IMS de 2021.
Tiago Sant´Ana (1990, Santo Antônio de Jesus, BA) vive em Salvador. Participou de exposições na Pinacoteca de São Paulo, no Museu Nacional da República, no Masp, no Museu de Arte do Rio e no Instituto Inhotim. Suas obras fazem parte de acervos como os do Denver Art Museum, Masp e Pinacoteca de São Paulo. Foi curador da Bienal do Mercosul (2023).
Sem título #1
Sem título #2
Sem título #1
Tiago Sant’Ana
Sem título #1, da série Chão de estrelas, 2022. Fotografia impressa em 2022 em pigmento mineral sobre papel de algodão, 47×90 cm. Obra de Tiago S
Sem título #2
Tiago Sant’Ana
Sem título #2, da série Chão de estrelas, 2022. Fotografia impressa em 2022 em pigmento mineral sobre papel de algodão, 47×90 cm. Obra de Tiago S
Festival ZUM 2022
IMS Paulista
3 e 4 de dezembro de 2022
Entre nós: 10 anos da Bolsa Zum/IMS
São Paulo, Brasil
Pivô
De 1 de abril a 30 de julho de 2023
Pesquise no acervo de Fotografia Contemporânea
Consulte centenas de obras de arte contemporâneas, incluindo fotografias, livros de artista, vídeos e instalações.
Atendimento ao pesquisador
O processo de liberação de imagens possui etapas, dentre elas, autorização, elaboração de termo de responsabilidade e custos (dependendo da finalidade de uso). O prazo para conclusão dos pedidos é de até dez dias úteis porém este limite pode se estender conforme a quantidade de itens solicitados e/ou demanda interna.
Contato
fotografia.
(11) 3371-4453