Idioma EN
Contraste

Tour virtual: Miguel Rio Branco. Palavras cruzadas, sonhadas, rasgadas, roubadas, usadas, sangradas (IMS Rio, 2022-2023)

Versão 3.0

Neste tour virtual de Miguel Rio Branco. Palavras cruzadas, sonhadas, rasgadas, roubadas, usadas, sangradas, em cartaz no IMS Rio de 19/11/2022 a 26/3/2023, o público pode visitar a exposição de onde estiver e explorar o conteúdo exposto de várias maneiras, usando o computador ou o celular.

Miguel Rio Branco (1946) é um dos nomes mais respeitados da fotografia brasileira contemporânea. A exposição revê sua contribuição original ao usar a fotografia como elemento básico de uma escrita visual, capaz de dar novos sentidos às imagens. Para isso o artista revê seu arquivo de vida inteira, das raras imagens em preto em branco, capturadas na Nova York dos anos 1970, quando iniciava suas experimentações artísticas, até trabalhos recentes. São mais de 200 obras, que investigam temas como a sexualidade, a violência, a dor e a solidão.

A exposição também esteve em cartaz no IMS Paulista de 8/12/2020 a 5/3/2021 (etapa inicial) e de 5/1/2022 a 9/4/2023 (reabertura).

Usado em vários museus no Brasil e no mundo, o tour virtual permite que o público visite a mostra de onde estiver e se aproxime do conteúdo exposto de várias maneiras. A navegação funciona como a do Google Street View.

Os tours virtuais ficam disponíveis em três fases nesta seção. A primeira versão, identificada como 1.0, é quando se faz o registro e não há ainda informações adicionais disponíveis, sendo que a pessoa usuária apenas circula pelas áreas expositivas. A segunda versão, identificada como 2.0, já traz diversas informações adicionais aos tours virtuais, tais como vídeos, textos, imagens ampliadas e conteúdos de acessibilidade, mas segue sendo constantemente atualizada. A terceira e última fase, identificada como 3.0, é a versão final dos tours virtuais, sendo que apenas eventualmente eles ainda poderão sofrer alguma atualização com mais informações ou correções pontuais.