Idioma EN
Contraste

UMA VISITA À DISTÂNCIA COM RECURSOS DE AUDIODESCRIÇÃO

Neste tour virtual de Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito, em cartaz no IMS Paulista até o dia 9/10, o público pode visitar a exposição de onde estiver e explorar o conteúdo exposto de várias maneiras, usando o computador ou o celular, com opção para óculos de realidade aumentada.

Walter Firmo incorporou desde cedo em sua fotografia a construção de linguagem que busca a elaboração de sentido através de imagens dirigidas e encenadas, tendo como essência uma consciência de origem – racial, social e cultural –, amalgamada a um desejo de questionar os cânones da fotografia documental e do fotojornalismo. Documentou inúmeras regiões do país enaltecendo seus personagens, sobretudo os negros, e múltiplas manifestações culturais e religiosas, além de retratos icônicos de grandes nomes da música popular. Foi nesse contexto, portanto, que se construiu a obra de Walter Firmo: P&B e cor se entrecruzando na trajetória em busca por construções imagéticas que trabalhem o tema central de sua obra – a sua negra cor –, aquela que tece “no verbo do silêncio a síntese do grito”.

Usado em vários museus no Brasil e no mundo, o tour virtual permite que o público visite a mostra de onde estiver e se aproxime do conteúdo exposto de várias maneiras. A navegação funciona como a do Google Street View.