Idioma EN
Contraste

AUDIOdescrição

Walter Firmo

no verbo do silêncio a síntese do grito

14 Vendedor de sonhos na Praia de Piatã

Parada 14 - Obra 13: Vendedor de sonhos na Praia de Piatã

Audiodescrição: Você está de frente para a reprodução tátil de resina acrílica branca, em relevo, da fotografia colorida, retangular na horizontal, intitulada Vendedor de sonhos na praia de Piatã, de 1980. Confira a legenda da foto de Walter Firmo, com letras ampliadas e braille, localizada à direita da reprodução. A fotografia colorida com moldura fina, escura, pende do teto, pendurada com cabos de aço. Mede 153 cm de comprimento por 103 cm de altura.

A fotografia mostra um garoto negro, de aproximadamente 10 anos, de perfil, à beira-mar, na praia de Piatã, em Salvador. Vamos conhecer esse retratado sonhador que vende sonhos? Ache o menino bem no meio da obra.

Passe delicadamente os dedos sobre o corpo dele, perceba sua posição, seus pés imersos na água do mar, os braços dobrados. O garoto de cabelos crespos curtos, de calção bege e peito nu, com os pés cobertos pelas ondas que quebram na areia, está virado para a direita, fitando o horizonte. O dia está ensolarado, com céu azul e nuvens. A luz incide em diagonal, da direita para a esquerda, iluminando o vendedor, gerando sua sombra na água (à esquerda, atrás de seu corpo).

Ele segura com a mão esquerda uma haste de madeira repleta de saquinhos de plástico com algodão-doce colorido. Localize os muitos saquinhos de sonhos coloridos pendurados na haste apoiada no ombro do menino.
Agora que você já conheceu o vendedor de sonhos, desça os dedos e perceba o movimento da água do mar. Sinta as águas com o movimento das ondas. O mar esverdeado, com ondas espumantes, funde-se com o céu azul, iluminado pela luz do sol.

Desloque as mãos para a parte superior da reprodução. O algodão-doce, sonhos embalados em sacos plásticos inflados, pendurados na haste de madeira, que o menino segura apoiada no ombro esquerdo, mistura-se às muitas nuvens brancas que flutuam no céu, reforçando a sensação de contraste. Conseguiu transportar-se para esse cenário de múltiplas texturas retratado por Walter Firmo?

Ouça agora o depoimento de Walter Firmo sobre esta obra.

E em seguida, vamos conhecer a próxima obra: Nova York. O QR code encontra-se na parede, à direita da obra.

A praia de Piatã fica em Salvador, é minha praia favorita porque lá só vão os negões. É a praia dos farofeiros! E eu comecei, diante de tantas viagens que eu fiz a Salvador, mais de 100, sempre era a praia que eu ia, e sempre queria construir um trabalho, né?, que vai estar na exposição. E essa foto colorida seria eu, mas é um menino que estava lá vendendo, né?, às 10 horas da manhã algodão-doce, cheio de cores, né?, cheio de sonhos... Eu sou um vendedor de sonhos. Então, de repente, eu me imagino nele. Quando eu vi aquela criança de seus 8, 9, 10 anos, eu digo: "Ali está o Walter Firmo cheio de sonhos pra dar".