Idioma EN
Contraste

AUDIOdescrição

Walter Firmo

no verbo do silêncio a síntese do grito

17 Bumba meu boi

Audiodescrição: Você está de frente para a reprodução tátil de resina acrílica branca, em relevo, da fotografia colorida, retangular na horizontal, intitulada: Bumba meu boi, de 1994. Confira a legenda da foto de Walter Firmo, com letras ampliadas e braille, localizada à direita da reprodução. A fotografia colorida, com moldura fina, de madeira escura, está na parede em um conjunto de 12 fotos. Mede 48 cm de comprimento por 70,5 cm de altura.

A fotografia retrata, em primeiro plano (dos ombros para cima), duas mulheres negras, a avó e sua neta, com adereços para a festa do bumba meu boi, em São Luís do Maranhão, emolduradas por céu azul intenso, sem nuvens.

Conheça a avó e a neta que estão perfiladas para a esquerda, altivas, que participam deste folguedo popular que se mantém desde o século XVIII. Observe que a avó está um pouco mais à frente, à esquerda, a neta, logo atrás, as duas com olhares expressivos e um leve sorriso nos lábios.

Vamos explorar agora os traços e características das retratadas e suas expressões fisionômicas? Que adereços usam? Avó e neta têm rosto redondo, nariz largo e lábios grossos. Elas usam coroas de papel laminado vermelho, nas quais estão presos longos fios de ráfia branco e prata que caem sobre os ombros. Deslize seus dedos pelo volume e comprimento dos fios.

Suba os dedos para o alto para explorar as coroas de papel altas recortadas em pontas. Na fotografia colorida, a claridade do sol incide sobre o rosto das duas retratadas e sobre suas grandes coroas, que reflete a luz solar.

O bumba meu boi conta a história de Pai Francisco, um escravizado que, para saciar o desejo de sua esposa grávida por uma língua de boi, mata o boi de estimação do senhor da fazenda. O conto se conclui com o retorno do boi à vida, e a comunidade festeja.

Apreciou conhecer mais uma fotografia de Walter Firmo que retrata a cultura maranhense?

Ouça agora o depoimento de Walter Firmo sobre esta obra.

E em seguida, vamos conhecer a próxima obra sem título e definição de lugar. O QR code encontra-se na lateral esquerda da obra.

São Luís do Maranhão tem a tradicional festa do bumba meu boi. Então, eu, nessa pesca, né?, sempre de fotografar os negros brasileiros festejando, né?, a sua história, enfim... Nas inúmeras vezes que eu fui lá, foi atraído por essa festa em São Luís do Maranhão. E quem eu vejo às sete horas da manhã? Uma vó com sua neta, fantasiadas lindamente. E aí fui, assim, né?, rápido, pedir... Me identifiquei, o que eu estava fazendo, fotógrafo do Rio de Janeiro, estava com os meus alunos lá, umas 20 pessoas. E foi feita essa maravilhosa foto. As duas olhando para um firmamento, né?, uma linha do horizonte.