Música
Inaugurada no início dos anos 2000, a Reserva Técnica Musical do Instituto Moreira Salles tem hoje sob sua guarda 20 acervos que contemplam importantes documentos de compositores, instrumentistas, pesquisadores e colecionadores, entre eles Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Baden Powell, José Ramos Tinhorão, Edinha Diniz e João Máximo, entre outros nomes. Uma característica comum a esses conjuntos é a grande diversidade de suportes, que incluem desde partituras e gravações musicais preciosas, até livros, fotografias, documentos e registros de programas de rádio e entrevistas. Um conjunto de valor inestimável para a pesquisa musical e musicológica, disponibilizada cada vez mais por meio de novos recursos tecnológicos.
Destaques do acervo
Palavra da coordenadora
Em conversa da série Por dentro do acervo realizada no IMS Paulista em 3 de março de 2018, a coordenadora de Música, Bia Paes Leme, apresenta o trabalho do Instituto Moreira Salles na preservação da memória musical brasileira – tanto a memória oral, guardada no imaginário das pessoas, quanto o material físico, representado por registros em diversos suportes – e esboça um panorama histórico da música no país desde o século XVI.
Pesquise no acervo de Música
A Reserva Técnica Musical do IMS tem sob sua guarda acervos de compositores, instrumentistas, pesquisadores e colecionadores, todos disponíveis para consulta e pesquisa. São nomes como Chiquinha Gonzaga, Baden Powell, Elizeth Cardoso e José Ramos Tinhorão, entre outros, além de sites especiais.