BOLSA IMS DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA

bolsadepesquisa.ims.com.br

Saiu o resultado da Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia sob o tema Marc Ferrez

Com o projeto Tempo, linha, encruzilhada. Um estudo sociotécnico sobre fotografia e modernidade na obra de Marc Ferrez, o pesquisador Samuel Leal Braquete foi escolhido vencedor da Bolsa IMS de Pesquisa em fotografia. Inscrito na categoria ‘Ferrovias’ (os interessados na bolsa podiam optar também por projetos baseados no ‘Empresário da imagem’ ou nos ‘Anos de formação e início da trajetória’ do fotógrafo), Samuel nasceu em Ribeirão Preto, reside no Rio de Janeiro, é formado em Antropologia (Unicamp), com mestrado em Sociologia (UFRJ) e doutorado em cinema (UFF).

Túnel ferroviário, c. 1895. Estrada de ferro Rio-Minas. Foto de Marc Ferrez/ Coleção Gilberto Ferrez/ Acervo IMS

O bolsista selecionado por uma comissão de três profissionais do IMS receberá o valor de R$ 30 mil, liberados em 12 parcelas mensais de R$ 2.500,00. Em contrapartida, se obriga a desenvolver parte das atividades de pesquisa presencialmente na sede carioca do instituto, na Gávea, onde se encontra o acervo de fotografia, com livre acesso ao banco de dados e à documentação produzida por Ferrez. Após a conclusão do projeto, cuja duração máxima é de um ano, o Samuel Braquete apresentará um relatório final e um artigo de conclusão do trabalho, além de proferir uma palestra aberta ao público sobre os resultados de seu projeto, em local a ser definido pelo IMS.

A edição 2018 da Bolsa IMS de Pesquisa em fotografia recebeu um total de 45 projetos, a maioria encaminhada por pesquisadores do Rio e de São Paulo, mas houve também inscrições de candidatos do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, DF e Pernambuco.