Idioma EN
Contraste

Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia

Buscando estimular o estudo da fotografia no Brasil, o IMS promove um programa que concede, a cada edição, uma bolsa de pesquisa no valor total de R$ 30 mil para a realização de um projeto inédito sobre um eixo temático proposto pelo instituto.

Ao término do projeto, cuja duração máxima é de um ano, o pesquisador deverá apresentar um relatório final, um artigo de conclusão do trabalho e uma palestra aberta ao público sobre os resultados alcançados. Para concorrer, é necessário ter o título de mestre e, caso o candidato seja estrangeiro, residir no Brasil há um ano, no mínimo.

Edição 2020

Lançamento do edital: 1 de outubro

Inscrições de 1 de outubro a 22 de novembro de 2020

Objetivos da Bolsa

a) Contribuir para a capacitação de pesquisadores que desejem investigar a história da fotografia no Brasil;

b) Fomentar pesquisas que contribuam para promover e disseminar o conhecimento sobre autores, obras, conjuntos, coleções de natureza fotográfica e arquivos documentais sobre a fotografia, sob a guarda do Instituto Moreira Salles e de outras bibliotecas, coleções, instituições arquivísticas e museológicas brasileiras;

c) Estimular a realização de estudos críticos sobre o lugar da fotografia na formação de representações históricas, sociais e culturais no Brasil.


Edições anteriores

2019

Bolsista Alessandra Vannucci
Trabalho em andamento

2018

Bolsista Samuel Leal Barquete
Trabalho finalizado