BOLSA IMS DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA

bolsadepesquisa.ims.com.br
Túnel ferroviário, c. 1895. Estrada de ferro Rio-Minas. Foto de Marc Ferrez/ Coleção Gilberto Ferrez/ Acervo IMS

Marc Ferrez é tema da primeira edição da Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia

A produção do mais importante fotógrafo brasileiro do século XIX, cuja obra pertence ao acervo do Instituto Moreira Salles desde 1998, é o tema da primeira edição da Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia, com inscrições abertas entre os dias 16 de julho e 31 de agosto de 2018. Nascido no Rio de Janeiro, filho de pais franceses, Marc Ferrez (1843-1923) fez das ruas, dos moradores, da arquitetura e das paisagens panorâmicas da cidade uma das principais vertentes de sua obra, mas ainda foi muito além. Não apenas geograficamente, registrando com igual curiosidade e excelência outros cantos do Brasil, como também profissionalmente, comercializando no país equipamentos e material para fotografia e cinema, artes e mercado em pleno processo de expansão e amadurecimento na época.

Por tudo isso, a vida e a obra de Ferrez norteiam a iniciativa – um incentivo para o estudo da história da fotografia brasileira e do vasto acervo do IMS –, que concederá ao pesquisador R$ 30 mil para desenvolver um projeto totalmente original e inédito. Ele deverá ser baseado em três eixos temáticos: “Ferrovias na obra de Marc Ferrez”, “Marc Ferrez empresário da imagem” e "Marc Ferrez, anos de formação e início de trajetória (1863-1875)”.

Uma comissão formada por três profissionais do IMS será responsável pela seleção do bolsista, que durante a elaboração do projeto terá acesso ao banco de dados de Marc Ferrez no instituto. O nome do pesquisador contemplado será divulgado em outubro.


Inscrição

As inscrições vão de 16 de julho a 31 de agosto de 2018, e o resultado final será divulgado em outubro no site do IMS.

Além de preencher o formulário, os interessados devem enviar o projeto de pesquisa, entre outros documentos elencados no edital, para o endereço bolsadepesquisa@ims.com.br até o dia 31 de agosto de 2018.