Idioma EN
Contraste

BOLSA IMS DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA


Edição 2019

Stefania Bril. Fotografia como ação ampliada: prática, crítica e ativação do campo da fotografia 1970-1990.
Inscrições de 5 de agosto a 4 de outubro de 2019

Em sua edição 2019, a Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia tem por objetivo promover a realização de um estudo sobre a produção de Stefania Bril (1922-1992), em suas diversas facetas, a partir do arquivo produzido pela autora, buscando compreender sua contribuição para o adensamento do campo da fotografia no Brasil entre 1970 e 1992.

Além de preencher o formulário, os interessados devem enviar o projeto de pesquisa, entre outros documentos elencados no edital, para o endereço bolsadepesquisa@ims.com.br até o dia 4 de outubro de 2019.

Para a realização da pesquisa, o bolsista terá acesso ao arquivo de Stefania Bril, que se encontra sob a guarda do Instituto Moreira Salles. O arquivo inclui fotografias de sua autoria, produção textual, correspondência, recortes de jornal, entrevistas e produção fotográfica de terceiros. Parte das atividades de pesquisa deverá ser desenvolvida presencialmente na sede do Rio de Janeiro, incluindo encontros periódicos com a coordenação da Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia. Após o término do projeto, cuja duração máxima é de um ano, o pesquisador apresentará um relatório final, um artigo de conclusão do trabalho, além de proferir uma palestra aberta ao público sobre os resultados alcançados, em local a ser definido pelo IMS.

O pesquisador contemplado receberá o valor de R$ 30 mil, que será pago em 12 parcelas mensais de R$ 2.500,00. Para concorrer à bolsa, é necessário ter o título de mestre e, caso o candidato seja estrangeiro, residir no Brasil há um ano, no mínimo.

A Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia tem o objetivo de estimular o estudo da história da fotografia brasileira e das obras do seu acervo. A primeira edição, em 2018, baseada na produção de Marc Ferrez, recebeu um total de 45 projetos, a maioria encaminhada por pesquisadores do Rio e de São Paulo, mas houve também inscrições de candidatos do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal e Pernambuco.


Sobre Stefania Bril

O olhar de Stefania Bril é, antes de ser o da fotógrafa, o da curadora e o da crítica de fotografia. Um projeto lúdico como o de seu livro A arte do caminhão (1981) – em parceria com Bob Wolfenson, com textos de Jorge da Cunha Lima e Ciro Dias dos Reis – deixa explícito o olhar que busca revelar, na foto, uma nova foto: o comentário sobre a desconcertante objetividade da imagem depois que ela se entrega à lente do fotógrafo.


Iris Foto / Stefania Bril - 1982 a 1991

Seleção de artigos, resenhas, ensaios críticos e entrevistas publicadas na Revista IRIS, entre 1982 a 1991.
Fonte: Acervo Biblioteca de Fotografia Instituto Moreira Salles

Seleção de fotografias de Stefania Bril no acervo do IMS

A autora organizou boa parte de sua obra por séries, entre as quais DescansoConstrução/DestruiçãoBirutexPoetas de Estrada e Tráfego. A maioria das imagens reunidas nesta seleção foi publicada no livro Entre (1974).