Marcel Gautherot

Apresentação

Adquirida pelo Instituto Moreira Salles em 1999, a obra completa do francês Marcel Gautherot compõe-se de cerca de 25 mil imagens que abrangem um vasto leque temático e situam seu autor entre os nomes fundamentais da fotografia brasileira no século XX.


Seleção de obras

VISUALIZAR POR

Edifício Copan

Salinas

Garimpo na foz do Rio Tauari

Ministério da Educação e Saúde 

Pescadores – Ilha Mexiana

Mulher defumando látex

×
<
>

Edifício Copan

Salinas

Garimpo na foz do Rio Tauari

Ministério da Educação e Saúde 

Pescadores – Ilha Mexiana

Mulher defumando látex


Cronologia

Em meio às comemorações pela passagem do dia 14 de julho de 1910, nasce em Paris, na rua Bonaparte, Marcel André Félix Gautherot. Cativado pela leitura de Jorge Amado, em 1939 parte para o Brasil, com a ideia de subir o Amazonas e concluir viagem no Rio de Janeiro, em pleno carnaval. Estabelece-se definitivamente no Rio de Janeiro em 1940, onde logo aproxima-se dos artistas e intelectuais modernistas. Em 8 de outubro de 1996, Marcel Gautherot falece no Rio de Janeiro.


Vídeos

Teaser da fala de Jacques Leenhardt sobre a obra de Marcel Gautherot

A obra do fotógrafo Marcel Gautherot (1910-1996), que ganha sua primeira retrospectiva no Brasil, no Paço Imperial, Rio de Janeiro, é assunto deste depoimento do crítico de arte e pesquisador francês Jacques Leenhardt.

 

Marcel Gautherot - Brasil: tradição, invenção

Vídeo que integra a exposição Marcel Gautherot - Brasil: tradição, invenção em cartaz no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, de 13 de junho, a partir das 18h30, a 20 de agosto de 2017.

 

Gautherot na MEP

A exposição Marcel Gautherot – Brasil: tradição, invenção ficou em cartaz na Maison Européenne de la Photographie (MEP), em Paris, cidade onde o fotógrafo nasceu, de 15 de junho a 28 de agosto de 2016. Ao término de dez dias de trabalho em Paris acompanhando a montagem da exposição, a curadora-assistente Mariana Newlands gravou em vídeo um passeio pelas galerias ocupadas pelo trabalho do fotógrafo, momentos antes da abertura do evento ao público.


Por dentro dos acervos


Conteúdo relacionado


Exposições anteriores


Loja IMS


Pesquise no acervo de Fotografia

Estão disponíveis cerca de 12.000 imagens para pesquisas online. Você pode realizar buscas, cadastrar-se para salvá-las ou enviar sua seleção de imagens, caso deseje utilizá-las. Na base de dados a visualização das imagens é de até 200% de ampliação. As alternativas de ação são busca livre; busca avançada; solicitação de uso de imagens e opções de visualização.


Atendimento ao pesquisador

IMS Rio de Janeiro

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ
CEP 22451-040

Consulta presencial

Agendamento por e-mail com 72h de antecedência.
De segunda a sexta-feira, das 10h às 12h30, e das 14h às 18h.

Contato

fotografia@ims.com.br

A consulta presencial será realizada através de um banco de imagens digital, sem o manuseio dos itens originais do acervo, visando a conservação e preservação dos mesmos.

A sala de pesquisa possui número restrito de lugares, portanto solicitamos que nos seja avisado com antecedência a vinda de acompanhante. Caso não possa comparecer no dia e horário agendado, por favor, comunique.

Para o melhor aproveitamento de todos os pesquisadores, não será permitido na sala: uso de celular, notebook, caderno ou similares, consumo de bebidas ou alimentos. Ao lado da sala há um armário destinado para a guarda dos pertences.

O processo de liberação de imagens possui etapas, dentre elas, autorização, elaboração de termo de responsabilidade e custos (dependendo da finalidade de uso). O prazo para conclusão dos pedidos é de até 10 dias úteis porém este limite pode se estender conforme o quantidade de itens solicitados e/ou demanda interna.


Sobre os acervos