Três olhares para uma imagem
- Equipe IMS Educação (SP)
A exposição Paz Errázuriz, inaugurada em outubro de 2020 no IMS Paulista, aborda de forma retrospectiva a carreira da fotógrafa chilena. É possível perceber a temática de corpos dissidentes ao longo de todo seu trabalho, bem como o interesse pela fotografia de pessoas ou populações historicamente invisibilizadas.
Em uma de suas séries mais relevantes, O pomo de Adão, produzida em 1987 e presente no fotolivro La manzana de Adán, publicado em 1990 e reeditado em 2014, Paz fotografou grupos de transexuais em bordéis de Santiago e Talca, trazendo a importância de falar sobre a representação desses corpos na sociedade e a discussão política perante a marginalização desses mesmos.
Convidamos a jornalista Adelaide Ivánova, Miguel Del Castillo, curador da Biblioteca de Fotografia do IMS, e a artista educadora Ana Raylander Mártins dos Anjos para comentar e refletir os questionamentos que essa série provoca a partir de uma única fotografia, "Priscila e Leyla". Esse diálogo com a imagem conta com janela de Libras e legendas em português.
(1) Adelaide Ivánova
(2) Miguel Del Castillo
(3) Ana Raylander Mártis dos Anjos
Errata: aos 3:56 do vídeo, na legenda "A família para nós, pessoas trans e cisgêneres, ganha outros contornos", o correto seria "pessoas transvestigênere".
FICHA TÉCNICA
Brasil, 2020
7’10’’ / 5’24’’ / 7’53’’
Conceito e produção: Janis Clémen, Anna Clara Hokama, Geovanna Santana e Marcella Camillo
Participação: Adelaide Ivánova, Miguel Del Castillo e Ana Raylander Mártis dos Anjos
Tradução e interpretação: Thalita Passos e Carolina Fomin
Legendagem: FFomin Acessibilidade e Libras
Edição: Bru Fotin