18.2.21
República, filme realizado pela mineira Grace Passô para o programa Convida do Instituto Moreira Salles, foi anunciado nesta quarta-feira como um dos vencedores da categoria curta-metragem do Prêmio Abraccine 2020, promovido pela Associação Brasileira dos Críticos de Cinema. Os outros contemplados foram A morte branca do feiticeiro negro, de Rodrigo Ribeiro, e Inabitável, de Enock Carvalho e Matheus Farias.
Roteirizado, protagonizado e dirigido por Passô, República foi produzido em casa, no centro de São Paulo, durante a primeira fase do isolamento social imposto pela pandemia de covid-19 em 2020. Em dezembro, o filme também foi premiado como melhor curta-metragem do 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Lançado pelo IMS em abril de 2020 em resposta aos danos causados à produção artística pela pandemia, o programa Convida disponibilizou R$ 1.500.000,00 em suas três fases para comissionar 171 projetos de artistas e coletivos, apresentados em uma seção especial no site do Instituto.