Idioma EN
Contraste

Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia


Edição 2021

Amazônia por Albert Frisch

Edital e anexos

O Instituto Moreira Salles, entidade cultural sem fins lucrativos, institui o presente edital, que regulamenta o concurso para a seleção de dois projetos eleitos à BOLSA IMS DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA, edição 2021.

Buscando ampliar seu alcance para contemplar maior representatividade de vozes e de identidades, a partir de 2021 o IMS concederá duas bolsas, sendo uma delas oferecida exclusivamente a pesquisadores que pertençam a grupos historicamente silenciados.


1. Do objeto

1.1. Constitui o objeto do presente edital a seleção de dois projetos para o estudo das coleções de fotografia conservadas no Instituto Moreira Salles.

1.2. As bolsas têm por objetivos:
a) Contribuir para a capacitação de pesquisadores que desejem investigar a história da fotografia no Brasil;
b) Fomentar pesquisas que contribuam para promover e disseminar o conhecimento sobre autores, obras, conjuntos, coleções de natureza fotográfica e arquivos documentais sobre a fotografia, sob a guarda do Instituto Moreira Salles e de outras bibliotecas, coleções, instituições arquivísticas e museológicas brasileiras;
c) Estimular a realização de estudos críticos sobre o lugar da fotografia na formação de representações históricas, sociais e culturais no Brasil.


2. Das condições gerais

2.1. Estão aptas a se inscrever pessoas físicas, brasileiras ou estrangeiras, radicadas no Brasil há, no mínimo, 01 (um) ano, e que preencham uma das seguintes condições:
a) possuam o título de mestre ou superior, com ou sem vínculo acadêmico ou institucional; ou
b) possuam graduação e comprovem, ao menos, 3 (três) anos de experiência na realização de projetos de pesquisa em Ciências Humanas ou Sociais, cujos resultados tenham sido publicados em meio impresso ou digital.

2.2. Não poderão se inscrever as pessoas físicas que sejam funcionários do Instituto Moreira Salles ou que tenham vínculo de parentesco com funcionários do Instituto Moreira Salles, nem os pesquisadores vencedores nas edições passadas da BOLSA IMS DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA.


3. Das condições específicas

3.1. O Instituto Moreira Salles concederá duas bolsas, sendo uma para cada eixo temático que se encontra detalhado no Anexo I.

Eixo 1: Amazônia de dentro. Leitura indígena sobre o conjunto de fotografias editadas no álbum [Résultat d'une Expédition Photographique sur le Solimões ou Alto Amazonas et Rio Negro]
Esta bolsa se destina exclusivamente a pesquisadores autodeclarados indígenas, preferivelmente originários de povos do Alto Amazonas.

Eixo 2: A Amazônia por Frisch e seus contextos, nas coleções do IMS
Destinada a pesquisadores em geral, a bolsa também encoraja candidaturas de pesquisadores autodeclarados indígenas para este eixo temático.

3.2. Os candidatos deverão apresentar um único projeto de pesquisa inédito, assim entendido como um projeto não apresentado publicamente nem resultante de dissertação ou tese para conclusão de curso de graduação ou pós-graduação universitária.

3.3 A fim de auxiliar na elaboração do projeto de pesquisa, os Anexos I e II deste edital contém informações complementares, links do Instituto Moreira Salles com referências sobre o fotógrafo e referências bibliográficas.

3.4. Devido às restrições ao trabalho presencial impostas pela epidemia de Covid-19, ainda vigentes na data de lançamento deste edital, o trabalho de pesquisa poderá ser desenvolvido de forma remota.

3.5 Para a realização da pesquisa, o bolsista terá acesso aos acervos que contém obras de Albert Frisch, que se encontram digitalizados no Cumulus, banco de imagens do Instituto Moreira Salles.


4. Das inscrições

4.1. As inscrições estarão abertas no período de 6 de setembro a 31 de outubro de 2021.

4.2. As inscrições serão realizadas em duas etapas:
- Preenchimento do formulário de inscrição online, no endereço: http://bit.ly/bolsadepesquisa2021
- Envio do material de inscrição (descrito no item 4.3), exclusivamente por e-mail, até 23h59min do dia 31 de outubro, para o endereço bolsadepesquisa@ims.com.br.
4.3. O material de inscrição a que se refere o item anterior compreende os seguintes documentos em formato digital:
- Formulário de inscrição online preenchido;
- Cópia de RG e CPF;
- Para estrangeiros, documento que comprove residência no Brasil há, no mínimo, 01 (um) ano;
- Cópia do diploma de mestrado, ou comprovação de pesquisas realizadas que tenham sido publicadas física ou digitalmente, tais como capa e primeiras páginas de livro ou do artigo, ISBN das publicações, link para plataforma digital em caso de produto audiovisual.
- Currículo resumido do candidato, incluindo formação, atividades profissionais, publicações e trabalhos técnicos realizados (arquivo em pdf);
- Cópia do projeto de pesquisa (arquivo em word e pdf) com, no máximo, 10 páginas, especificando:

• Tema da pesquisa;
• Objetivos;
• Metodologia;
• Pertinência do projeto;
• Fontes e materiais documentais e iconográficos a serem pesquisados nos acervos do Instituto Moreira Salles e em outras instituições;
• Resultados previstos.


5. Da seleção

5.1. O processo seletivo será realizado nas seguintes etapas:
- Habilitação dos candidatos, com o objetivo de verificar o cumprimento das exigências previstas neste edital;
- Avaliação dos projetos dos candidatos, segundo os critérios previstos neste edital, por uma Comissão de Seleção, a ser constituída por pelo menos três profissionais, indicados pelo Instituto Moreira Salles;
- Avaliação dos currículos;
- Eventuais entrevistas, preferencialmente via zoom ou outra plataforma de reunião à distância, poderão ser requeridas pela Comissão de Seleção, para fins de esclarecimentos ou desempate.

5.2. A Comissão de Seleção levará em consideração as seguintes diretrizes:
- Qualidade e pertinência do projeto apresentado;
- Qualificação do candidato e sua experiência em projetos de pesquisa correlatos;

5.3. A análise dos projetos e currículos, assim como eventuais entrevistas ocorrerão no período de 10 a 22 de novembro de 2021.

5.4. O resultado final com os nomes dos bolsistas selecionados será divulgado no site do Instituto Moreira Salles (https://ims.com.br/), no final de novembro de 2021.

5.5. As pesquisas serão iniciadas em dezembro de 2021, tendo como pré-requisito a formalização dos documentos referidos no item 6.4 a seguir.


6. Da bolsa

6.1. As Bolsas IMS de Pesquisa em Fotografia – edição 2021 terão duração máxima de 01 (um) ano.

6.2. O valor bruto de cada bolsa será de R$ 30.000,00 (trinta mil reais).

6.3. O pagamento de cada bolsa será efetuado em 12 (doze) parcelas mensais no valor bruto de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), sobre o qual serão descontados o imposto de renda à alíquota estabelecida pela Receita Federal do Brasil na ocasião do pagamento e eventuais tributos instituídos durante a vigência da bolsa.

6.4. Os bolsistas selecionados deverão entregar ao Instituto Moreira Salles, no prazo de até 7 (sete) dias úteis a contar da data da publicação do resultado, os seguintes documentos:

- Dados bancários (banco, agência e conta corrente);
- Comprovante de residência; e
- Contrato assinado.

6.5. Não serão aceitos pedidos de reconsideração do resultado final da seleção.

6.6. O material de inscrição dos projetos de pesquisa não selecionados será inutilizado.


7. Das obrigações

7.1. A Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia tem estimulado o contato direto dos pesquisadores com os acervos sob a guarda do Instituto Moreira Salles. Devido às condições sanitárias atuais, excepcionalmente, os bolsistas selecionados não terão obrigação de realizar as atividades de pesquisa de forma presencial.

7.2. Contudo, as pesquisas presenciais serão autorizadas, caso as condições sanitárias o permitam. Nesta hipótese, se os bolsistas selecionados não forem residentes na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto Moreira Salles custeará passagem, estadia e per diem para alimentação e transporte local para um período de 10 (dez) dias corridos.

7.3. Para acompanhar o desenvolvimento do projeto, serão realizados encontros bimensais, online, entre os bolsista selecionados e a coordenação da Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia.

7.4. Os bolsistas deverão entregar três relatórios parciais, um a cada 90 (noventa) dias, a começar pela data de início da pesquisa. A continuação das atividades e a vigência da bolsa serão condicionadas à aprovação dos relatórios pela Comissão de Seleção.

7.5. Após a conclusão do projeto de pesquisa, os bolsistas deverão apresentar os seguintes resultados finais: (i) relatório final, (ii) artigo de conclusão da pesquisa, e (iii) palestra aberta ao público, presencial ou online de acordo com as condições sanitárias do momento, sobre os resultados de sua pesquisa, em local a ser definido pelo Instituto Moreira Salles.

7.6. Eventuais mudanças no projeto de pesquisa deverão ser discutidas com a coordenação da Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia.

7.7. O pagamento da última parcela da bolsa está condicionado à entrega do relatório final, aprovado pela Comissão de Seleção, e do artigo referido no item 7.5 acima.

7.8. Os pesquisadores selecionados licenciarão ao Instituto Moreira Salles o direito de exclusividade para divulgar, reproduzir, publicar, traduzir e/ou utilizar os resultados finais do projeto pelo prazo de um ano, a contar da data de pagamento da última parcela da bolsa.

7.9. Após o prazo referido no item 7.8 acima, o Instituto Moreira Salles terá o direito de exibir, divulgar, reproduzir, publicar, traduzir e/ou utilizar, por qualquer meio ou forma, os resultados finais dos projetos em todo e qualquer evento, atividade e projeto de natureza comercial, institucional e/ou cultural do Instituto Moreira Salles;

7.10. Após o prazo referido no item 7.9 acima, os bolsistas selecionados poderão dispor integralmente dos resultados finais do projeto, observada a disposição do item 8, a seguir.


8. Dos créditos

Toda e qualquer divulgação dos resultados finais ou parciais do projeto deverá ser sempre acompanhada do seguinte crédito: “Realizado com incentivo da Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia – edição 2021”.


9. Das disposições gerais

9.1. O ato da inscrição implica a plena aceitação das normas constantes no presente edital.

9.2. Os casos omissos serão apreciados e resolvidos pela Comissão de Seleção, ficando desde logo eleito o Foro Central da Comarca de São Paulo para dirimir eventuais questões relativas a este edital.

9.3. O Instituto Moreira Salles não se responsabiliza pelas licenças e autorizações necessárias à realização do projeto selecionado, sendo estas de total e exclusiva responsabilidade dos bolsistas selecionados.

9.4. A inexecução total ou parcial do projeto contemplado neste edital implicará a adoção de medidas judiciais cabíveis e a devolução, por parte dos bolsistas selecionados, dos recursos recebidos, atualizados de acordo com a legislação vigente à época em que se realizar a respectiva quitação.

9.5. O bolsista selecionado será o único e exclusivo responsável pela realização do seu projeto, isentando o Instituto Moreira Salles de qualquer responsabilidade sobre o mesmo.


Anexo I - Eixos temáticos

O Instituto Moreira Salles concederá duas bolsas, sendo uma para cada eixo temático que se encontra detalhado no Anexo I.

Eixo 1: Amazônia de dentro. Leitura indígena sobre o conjunto de fotografias editadas no álbum [Résultat d'une Expédition Photographique sur le Solimões ou Alto Amazonas et Rio Negro]
Esta bolsa se destina exclusivamente a pesquisadores autodeclarados indígenas, preferivelmente originários de povos do Alto Amazonas.

Eixo 2: A Amazônia por Frisch e seus contextos, nas coleções do IMS
Destinada a pesquisadores em geral, a bolsa também encoraja candidaturas de pesquisadores autodeclarados indígenas para este eixo temático.


Anexo II - A expedição fotográfica de Frisch no acervo do IMS


Bibliografia

AGASSIZ, Jean Louis Rodolph; AGASSIZ, Elizabeth Cary. Viagem ao Brasil 1865-1866. Tradução: Edgar Süssekind de Mendonça. Brasília, DF: Senado Federal. Conselho Editorial, 2000. 516 p. (Coleção O Brasil visto por estrangeiros). Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=19327. Acesso em: 10 ago. 2021

ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira de. As primeiras fotografias da Amazônia. Resultado de uma expedição fotográfica pelo Solimões ou Alto Amazonas e Rio Negro realizada por conta de G. Leuzinger, rua do Ouvidor 33 e 36, pelo Sr. A. Frisch, descendo o rio num barco com dois remadores desde Tabatinga até Manaus. [s. l.], 11 set. 2013. Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/artigos/preciosidades-do-acervo-as-primeiras-fotografias-da-amazonia-resultado-de-uma-expedicao-fotografica-pelo-solimoes-ou-alto-amazonas-e-rio-negro-realizada-por-conta-de-g-leuzingerrua-do-ouvidor-33/. Acesso em: 20 ago. 2021

GÂMBERA, J. L. H. de M. Fotografia na Amazônia Brasileira: considerações sobre o pioneirismo de Christoph Albert Frisch (1840-1918). Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, [s. l.], v. 20, n. 34, p. 180-197, 2013. DOI: 10.11606/issn.2317-2762.v20i34p180-197. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/81051. Acesso em: 10 ago. 2021.

KELLER, Franz. The Amazon and Madeira Rivers. Sketches and descriptions from the note-book of an explorer. Philadelphia: J. B. Lippincott and Co, 1875. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/4995. Acesso em: 10 ago. 2021

KOHL, Frank Stephan. Amazonasbilder 1868: Produktion und Zirkulation von Tropenfotografien aus dem kaiserlichen Brasilien. 2012. Dissertação (Doutorado em Filosofia) - Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia, Philipps-Universität Marburg. Marburg, 2012. Disponível em: https://archiv.ub.uni-marburg.de/diss/z2015/0469/pdf/dfsk1.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021

KOHL, Frank Stephan. Um "olhar europeu" em 2000 imagens: Alphons Stübel e sua coleção de fotografias da América do Sul. Studium, [s. l.], n. 21, p. 51–74, 2005. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12221. Acesso em: 10 ago. 2021 

KOHL, Frank Stephan. Albert Frisch and the first images of Amazon to go around the world. In: WOLFF, Gregor (ed.). Explorers and Entrepreneurs behind the Camera: The Stories behind the Pictures and Photographs from the Image Archive of the Ibero-American Institute. Berlin: Ibero-Amerikanisches Institut, 2015. p. 26-35. Disponível em: https://publications.iai.spk-berlin.de/receive/riai_mods_00002960. Acesso em: 20 ago. 2021

LUCAS, Maria Luísa. Os Miranha e as fotografias de Albert Frisch. Por Dentro dos Acervos, Instituto Moreira Salles. [s. l.], 17 dez. 2019. Disponível em: https://ims.com.br/por-dentro-acervos/os-miranha-e-as-fotografias-de-albert-frisch-maria-luisa-lucas. Acesso em: 20 ago. 2021

MACHADO, Maria Helena P. T. Brasil a vapor: Raça, Ciência e Viagem no Século XIX. 2006. Tese (Concurso de Livre-Docência) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2006. Disponível em: https://www.academia.edu/4029813/Maria_Helena_Perreira_Toledo_Machado_Brasil_a_Vapor_Ra%C3%A7a_Ci%C3%AAncia_e_Viagem_no_S%C3%A9culo_XIX_Tese_de_Livre_Departamento_de_Hist%C3%B3ria_FFLCH_USP_2005. Acesso em: 10 ago. 2021

MACHADO, Maria Helena P. T.; HUBER, Sasha. (T)Races of Louis Agassiz: Photography, Body, and Science, Yesterday and Today/ Rastros e Raças de Louis Agassiz: Fotografia, Corpo e Ciência, Ontem e Hoje. São Paulo: Capacete. Disponível em: https://www.academia.edu/1552910/_T_Races_of_Louis_Agassiz_Photography_Body_and_Science_Yesterday_and_Today_Rastros_e_Ra%C3%A7as_de_Louis_Agassiz_Fotografia_Corpo_e_Ci%C3%AAncia_Ontem_e_Hoje._S%C3%A3o_Paulo_Capacete_29th._S%C3%A3o_Paulo_Biennial_2010. Acesso em: 10 ago. 2021

SOUZA, Julio Cesar Conejo de. Efígies do distante: o “outro” e a Amazônia nas fotografias de Christoph Albert Frisch. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-06082018-164916/pt-br.php. Acesso em: 10 ago. 2021

TACCA, Fernando de. O índio na fotografia brasileira: incursões sobre a imagem e o meio. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.18, n.1, jan.-mar. 2011, p. 191-223. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/5gpPVzJGV8r4WrHcd8c4dCg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 ago. 2021