Idioma EN
Contraste

Exposição e live do IMS entre os melhores de 2021 da Select

22 de dezembro DE 2021 |
Painel de abertura da exposição Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros, no IMS Paulista, uma das melhores exposições do ano na lista da Select. Foto de Adima Macena

 

O Instituto Moreira Salles aparece em três categorias na lista da revista Select de exposições, eventos e instituições que se destacaram em 2021. A mostra Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os Brasileiros, em cartaz até 27 de março de 2022 no IMS Paulista, venceu na categoria "Exposição coletiva em museu ou centro cultural", ao lado da 34ª Bienal de São Paulo e de Frestas – O Rio É uma Serpente, Trienal Sesc Sorocaba. A categoria "Melhor live" foi compartilhada entre o ciclo 1922: Modernismos em debate, realizado em conjunto pelo IMS, pela Pinacoteca do Estado de São Paulo e pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e Nhe’éry: Plantas e Literatura – Flip 2021, que teve sua edição totalmente virtual, com 19 mesas transmitidas online. Finalmente, o próprio IMS foi lembrado na categoria "Instituição cultural mais relevante", ao lado da Pinacoteca do Estado de São Paulo, da Fundação Bienal de São Paulo e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

A exposição Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros é dedicada à trajetória e à produção literária da autora mineira que se tornou internacionalmente conhecida com a publicação de seu livro Quarto de despejo, em agosto de 1960.  A mostra exibe sua produção autoral que incluiu a publicação, em vida, de outras obras, além de destacar suas incursões como compositora, cantora, artista circense. Com curadoria de Hélio Menezes e Raquel Barreto, ela apresenta Carolina como uma mulher negra e artista emancipada, símbolo de resistência e de luta política e cultural para o país.

Eleita como melhor live, o ciclo 1922: Modernismos em debate é, na verdade, um conjunto de dez lives. A série de encontros realizados ao longo de 2021 foi concebida com o objetivo de promover uma revisão crítica da Semana de Arte Moderna de 1922, contextualizando-a historicamente e examinando outras manifestações similares em diversas partes do país. Foi organizada por Heloisa Espada (IMS), Fernanda Pitta, Horrana de Kássia Santoz e Valéria Piccoli (Pinacoteca) e  Ana Gonçalves Magalhães e Helouise Costa (MAC USP), e reuniu 41 convidados – professores, pesquisadores e críticos que lançaram novos olhares sobre o evento cujo centenário acontece em 2022. As lives estão disponíveis ao público na página do evento.

A seleção de melhores do ano da Select, publicação especializada em arte, foi feita através de enquete aberta a leitores e por colaboradores da revista, entre os dias 8 e 20 de dezembro.