Idioma EN
Contraste

1922: Modernismos em debate

Ciclo de encontros

Organização de Ana Gonçalves Magalhães, Fernanda Pitta, Heloisa Espada, Horrana de Kássia Santoz, Helouise Costa, Valéria Piccoli

Quando

10 encontros, entre 29 de março e 13 de dezembro de 2021. Uma vez por mês, sempre numa segunda, 18h.

Evento online e gratuito

Transmissão ao vivo com tradução simultânea em Libras pelo YouTube do IMS e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.
Re-Antropofagia, 2018. Denilson Baniwa/ Coleção do artista, em comodato com a Pinacoteca

O ciclo de encontros 1922: modernismos em debate tem o objetivo de promover uma revisão crítica da Semana de Arte Moderna de 1922, contextualizando-a historicamente e examinando outras manifestações similares em diversas partes do país. Organizado pelo Instituto Moreira Salles, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e pela Pinacoteca, o evento reunirá, em dez encontros, 41 convidados.

O programa inclui debates nas quatro áreas representadas no evento modernista: arquitetura, artes plásticas, música e literatura. Além disso, investigará os motivos históricos e culturais da ausência da fotografia e do cinema na Semana. Outros pontos de reflexão serão o interesse de modernistas pela cultura popular e os discursos nacionalistas que emergiram no período e seus desdobramentos políticos e ideológicos.

Organizadores
Ana Gonçalves Magalhães (MAC USP), Fernanda Pitta (Pinacoteca), Heloisa Espada (IMS), Horrana de Kássia Santoz (Pinacoteca), Helouise Costa (MAC USP), Valéria Piccoli (Pinacoteca).

 

Transmissão ao vivo com tradução simultânea em Libras pelo YouTube do IMS e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.

 


Próximos encontros

Futuro e passado: legados para o patrimônio

Programação de 13 de dezembro de 2021

 

Realização


Como participar

10 encontros, entre 29 de março e 13 de dezembro de 2021.
Uma vez por mês, às segundas, 18h.
As datas podem ser consultadas acima, na área programação.
Veja abaixo os encontros já realizados.

Evento online
Grátis, não é necessário se inscrever antecipadamente.
Transmissão ao vivo com tradução simultânea em Libras pelo YouTube do IMS e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.


Encontros anteriores do ciclo