Idioma EN
Contraste
Edital 2023

Plataforma Escuta

Residência artística Laboratório de Imagens

O Observatório de Favelas, por meio do Programa Imagens do Povo, e o Instituto Moreira Salles, através da Plataforma Escuta, apresentam a chamada de 2023 para a residência artística Laboratório de Imagens. As inscrições são online e permanecerão abertas de 22 de junho a 9 de julho de 2023.

A chamada é para pessoas de origem e/ou moradoras de favelas e territórios populares da Região Metropolitana do Rio de Janeiro que tenham pesquisa e prática fotográfica em desenvolvimento, e que desejam se aproximar ou aprofundar sua relação com as linguagens artísticas contemporâneas. Ao todo serão cinco vagas com bolsa de R$ 6 mil para cada, dividida em quatro parcelas mensais de R$ 1500 e dedicação de pelo menos 20h semanais ao longo de 4 meses.

Das cinco vagas oferecidas, três serão destinadas para pessoas formadas pela Escola de Fotografia Popular, curso de fotografia promovido pelo Imagens do Povo, e duas serão abertas para ampla concorrência dentro do perfil descrito no edital.

Ao final dos encontros os processos realizados na residência serão compartilhados por meio de um ebook.

Participantes da edição 2022 em atividade no IMS Rio (Divulgação/IMS)

Como participar

O que é oferecido

Comprometimento

Cronograma

Resultado da seleção

Publicação

Observatório de Favelas

A residência Laboratório de Imagens é fruto de um parceria do Instituto Moreira Salles com Observatório de Favelas/Imagens do Povo, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público sediada no Conjunto de Favelas da Maré, na cidade do Rio de Janeiro, e dedicada à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e periferias e promover o direito à cidade.