Idioma EN
Contraste

Reabertura do IMS Poços

13 de janeiro de 2024 | Equipe IMS

O Instituto Moreira Salles reabre seu centro cultural em Poços de Caldas, depois de realizar em seus espaços obras que melhoraram as condições de acolhimento de visitantes e também ampliaram as possibilidades de suas programações. O chalé Cristiano Osório, construído em 1894, foi restaurado; e, no edifício do centro cultural, projetado pelo arquiteto Aurelio Martinez Flores no início da década de 1990, as salas de exposição ganharam novo sistema de iluminação e recursos expográficos. O auditório foi totalmente renovado, com a instalação de mobiliário e equipamentos de projeção e som apropriados, que o qualificam como uma sala de cinema de referência. As questões de sustentabilidade e acessibilidade tiveram uma atenção especial, com a instalação de um elevador e de um sistema de placas de energia solar.

IMS Poços. Poços de Caldas, MG, 2024. Foto de Haroldo Gessoni

A reabertura representa um reinício de atividades, mas também um novo começo, em que as programações expositiva e musical, assim como as atividades educativas e a realização de cursos e seminários, são reforçadas com uma programação de cinema que, graças às obras de aperfeiçoamento do auditório e à utilização de novos recursos técnicos de projeção cinematográfica, poderá apresentar mostras e sessões que até então aconteciam apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo, cidades em que o IMS também tem centros culturais.

O programa de exposições, cinema e eventos musicais que reabre o IMS Poços revela as linhas de trabalho que pretendemos aprofundar, combinando programações que trarão à cidade iniciativas apresentadas nas outras sedes do IMS com exposições e programas que resultam de uma interlocução com Poços de Caldas, com os seus habitantes e agentes culturais, a partir de pesquisas sobre suas memórias, para construir interpretações e reflexões sobre o Brasil contemporâneo.

A exposição Fotoclubismo em Poços de Caldas – Vestígios de uma história dá continuidade ao trabalho realizado a partir dos arquivos de Limercy Forlin – fotógrafo que registrou gerações sucessivas de poços-caldenses –, preservados nos acervos do IMS. A mostra exemplifica um movimento que foi extremamente relevante no Brasil e no mundo, construindo redes e circuitos de produção e divulgação da imagem fotográfica.

IMS Poços. Poços de Caldas, MG, 2024. Foto de Thiago Verolla

As metamorfoses, de Madalena Schwartz, chega a Poços de Caldas depois de ter sido apresentada em São Paulo, Buenos Aires e La Paz, trazendo uma seleção das imagens extraordinárias com as quais a fotógrafa, cujo arquivo se encontra igualmente preservado no IMS, documentou os universos travestis e transformistas na São Paulo dos anos 1970, traduzindo a profunda revolução de identidades e culturas que prossegue reverberando em nossos dias.

Destacamos também a inauguração da nova programação de cinema, com a participação de dois cineastas mineiros, André Novais e Glenda Nicácio – esta, originária de Poços de Caldas. São duas importantes produções que revelam a vitalidade do novo cinema brasileiro e ilustram o perfil da política de programação que norteará a nova sala de cinema do IMS.

Esse conjunto de atividades e ações só foi possível graças ao empenho e à competência das equipes do IMS em muitas áreas. Aqui registramos nosso especial reconhecimento a elas, em especial à dedicada equipe do IMS de Poços de Caldas. Agradecemos também a atuação dos inúmeros profissionais que contribuíram para o processo de revitalização dos espaços e para a realização da programação que agora apresentamos.

Damos as boas-vindas a todas, todos e todes que nos darão o privilégio de suas presenças, aguardando suas visitas regulares para acompanhar os programas com os quais esperamos contribuir para a dinamização da vida cultural da cidade.

Diretoria
Instituto Moreira Salles


IMS Poços de portas abertas para você!

Parece que foi ontem quando recebi os primeiros convites para as aberturas de exposições e eventos na nossa Casa da Cultura. Passou rápido e estamos há mais de 30 anos desses momentos. Hoje, depois de um grande número de exposições, eventos, cursos e oficinas, o IMS Poços, que passou por uma significativa revitalização, está reabrindo as portas com uma nova proposta de programação, espaços inclusivos pensados para todas, todes e todos.

Quantas atividades e eventos, quantas fases diferentes vivenciamos durante tantos anos… Evoluímos, mudamos, crescemos, abrimos novas sedes, e o IMS Poços também seguiu por esse caminho, se consolidando como uma das mais importantes instituições culturais da cidade e região.

Atualmente com novas propostas na área de educação, novos conceitos expográficos, ampliando os seus acervos, ocupando espaços na área da literatura, música e fotografia, tudo isso nos dá uma dimensão do quanto caminhamos.

Depois de mais de 30 anos, era necessário que a sua, a nossa Casa da Cultura passasse por uma revitalização, e assim foi realizada uma grande e significativa reforma, começando pelo restauro do Chalé Cristiano Osório e, posteriormente, o Centro Cultural, adequando escadas e rampas, instalando piso tátil, elevador, nova infraestrutura para redes de internet, novo sistema de iluminação, enfim, uma “repaginada” total. Da acessibilidade à tecnologia e novos recursos de sustentabilidade, hoje uma realidade.

Cinema IMS Poços. Poços de Caldas, MG, 2024. Foto de Gilmar Tavares

Novos ares depois de um tempo de incertezas e descasos com a vida e com uma das áreas que mais contribuiu para literalmente respirarmos, a cultura. Orgulho, sim, muito orgulho de presenciar este momento incrível que é reabrir as portas deste espaço, que agora conta com uma nova sala de cinema, totalmente remodelada, com equipamentos de última geração, pensados para proporcionar as melhores emoções que um bom filme nos faz sentir.

Durante esse longo período de fechamento para as adequações, vivenciamos novas experiências, fizemos novas amizades e unimos forças, contando com uma equipe de profissionais e funcionários que não mediram esforços para chegarmos até aqui. Nossa gratidão aos envolvidos. Valeu a pena!

O IMS Poços está pronto e com duas belíssimas exposições para receber você e todos que fizeram parte dessa história. Nos vemos em janeiro na nossa Casa da Cultura!

Haroldo Gessoni
Coordenador | IMS Poços