Idioma EN
Contraste

Fotoclubismo em Poços de Caldas

Vestígios de uma história

Exposição

Entrada gratuita

13/1 a 9/6/2024

IMS Poços

Pavimento superior

Rua Teresópolis, 90

Poços de Caldas/MG

Horário

Terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h (fechado às segundas).

A exposição apresenta imagens de fotoclubes nacionais e estrangeiros encontradas no acervo do fotógrafo poços-caldense Limercy Forlin.

Membro diretor do Foto Cine Clube de Poços de Caldas, Forlin guardou um conjunto significativo de ampliações, que teriam sido parte do terceiro e último salão internacional organizado pelo Foto Cine Clube Poços-Caldense de Fotografia Pictorial, em 1970.

A exposição exibe uma seleção de mais de 100 fotografias dessa coleção e dá destaque à produção fotoclubista em Poços de Caldas, que teve como atores principais Roberto Thomas Arruda, Don Duane Williams, Vera Ferreira, Antônio Jayro Mota, Célio Barbosa, Dorival Pereira, José Asdrúbal Amaral Roberto de Andrade, Limercy e Zizi Forlin. A mostra dá início à pesquisa sobre a produção na cidade, que manteve intercâmbio cultural internacional mesmo durante a Guerra Fria.

Curadoria
Teodoro Stein Carvalho Dias
Assistente de curadoria
Beatriz Matuck
Online
#FotoclubismoIMS

Audiodescrição

Preparamos recursos de Acessibilidade para uso por pessoas com ou sem deficiência, em páginas que facilitam o acesso por leitores de tela. Para Fotoclubismo em Poços de Caldas - Vestígios de uma história temos audiodescrições de algumas obras e de pranchas táteis presentes na exposição.


Seleção de obras

Clique na imagem para ampliá-la

Visitação

Entrada gratuita
13/1 a 9/6/2024

Terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h.

IMS Poços
Pavimento superior
Rua Teresópolis, 90
Jardim dos Estados - Poços de Caldas/MG

Contato
(35) 3722-2776
[email protected]
Imprensa
(11) 3371-4455
[email protected]

Sobre Limercy Forlin

Nascido em 1921 em uma família de imigrantes italianos, Limercy Forlin (1921-1986) vivia em Vargem Grande do Sul (SP). Com 24 anos, partiu para Poços de Caldas (MG) em busca de oportunidades econômicas. No novo destino, consolidou-se no ramo da fotografia, comandando um estúdio fotográfico com a esposa, Zizi Forlin, entre 1958 e 1982. Pelo local passaram de políticos e figuras conhecidas da região a profissionais liberais, operários e imigrantes. Também foi no Foto Limercy que muitas mulheres tiraram fotografias para suas primeiras carteiras de trabalho.


Eventos paralelos


Conteúdo relacionado