Idioma EN
Contraste

Atrações do Novembro Negro no IMS

13 de novembro de 2024 | Equipe IMS

No Instituto Moreira Salles, quando falamos de Diversidade, Equidade e Inclusão, nos referimos não apenas a uma área, mas a compromissos e valores fundamentais. O Novembro Negro nos oferece uma oportunidade de reafirmar esse compromisso, promovendo ações e iniciativas que aceleram a inclusão e ampliam a representatividade em espaços de destaque, com a valorização das mais variadas formas expressões da cultura negra. Para este mês, nossa programação especial convida à reflexão sobre a presença, história e força das vozes negras, em movimento contínuo que, com a participação das áreas de Cinema, Fotografia, Música e Educação, se estende para além de novembro.

No IMS Paulista, preparamos uma seleção de filmes de cineastas do Brasil e de outros países, com sessões acompanhadas de trilha sonora ao vivo e encontros com as pessoas realizadoras. Na área de educação, haverá uma visita mediada e uma conversa sobre a exposição de Stefania Bril, explorando fotografias da mostra em diálogo com obras do acervo que representam vivências e a cultura negra no Brasil. No Rio de Janeiro, a exposição Entre nós: Dez anos da Bolsa ZUM/IMS, realizada em parceria com o Paço Imperial a partir do dia 13, reúne obras focadas em experiências e conexões afrodiaspóricas. No IMS Poços, apresentamos a exposição de Walter Firmo, renomado fotógrafo e mestre da cor, com retratos icônicos de figuras da música brasileira como Pixinguinha, Dona Ivone Lara e Cartola. Além dessas ações, nossa programação inclui oficinas, debates e shows, abrangendo diversas frentes culturais.

Mais do que uma celebração, este mês reforça o compromisso de transformar essas experiências em uma construção contínua, fortalecendo uma rede de trocas e conexões que transcende o calendário, buscando a verdadeira reparação histórica e promovendo mudanças na sociedade.

Novembro Negro 2024 no IMS