O Instituto Moreira Salles apresenta o Escuta Festival, uma ação que reúne arte, ativismo e periferia.

A terceira acontecerá virtualmente nos dias 3, 4 e 5 de dezembro de 2021.
Shows, performances, rodas de conversa, exposição fotográfica e sessão de cinema compõem o evento concebido coletivamente por artistas, curadores, comunicadores e produtores de múltiplos territórios periféricos do Rio de Janeiro.
A segunda edição aconteceu virtualmente nos dias 14, 15 e 16 de dezembro de 2020.
A centralidade da programação desta edição foi na Comunidade Escuta: um grupo de 30 artistas, ativistas e produtores das periferias da metrópole fluminense convidados pelo IMS e pela Agência de Redes para Juventude. Eles participaram de imersões, formações e apresentações artísticas. O resultado desses encontros é uma curadoria que dispara possibilidades no campo da arte e do ativismo na metrópole.
A primeira edição aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2019, no IMS Rio.
“Quem fala e quem escuta?” Foi a pergunta disparadora do Festival, que promoveu encontros e trocas sobre diversas linguagens artísticas realizadas nas periferias do Rio, e seus atravessamentos, com o objetivo de fortalecer e potencializar as cenas, as ações e os artistas.
Momentos do festival em vídeos de Laura Liuzzi. As duas mesas Quem fala? Quem escuta? estão entre os destaques, bem como o ato de celebração ao audiovisual da periferia.