Quais os limites entre documentário e ficção? Com hábil maestria, o ucraniano Sergei Loznitsa subverte essa pergunta tão gasta ao embaralhar as fronteiras desses gêneros. Na primeira semana de outubro (dia 2, no IMS Paulista, e dia 4, no IMS Rio), a mostra Vestígios e ruptura esta obra densa, que se debruça sobre a história da URSS e da Rússia nos dias atuais.
Em companhia de Maria Choustova, produtora de seus filmes, o diretor ucraniano ministrará master classes e participará de um debate sobre Donbass, filme apresentado na seleção de Cannes este ano e pelo qual ele ganhou o prêmio de melhor diretor.
Outros destaques da semana
No Recôncavo Baiano, em São Félix, Margarida é uma professora aposentada que vive sozinha e evita sair de casa desde a morte de seu filho. Sua ex-aluna Violeta mora do outro lado do rio, em Cachoeira. O reencontro entre as duas desperta um processo de transformação, marcado por visitas, faxinas e cafés com canela.
A cada quatro anos, as eleições municipais chacoalham o cotidiano de Camocim de São Félix, pequena cidade do interior do Pernambuco. A população se divide ferrenhamente entre as duas coligações eleitorais, a azul e a vermelha. Nesse contexto, Mayara, 23 anos, tenta fazer uma campanha ética para eleger seu candidato e amigo César.
Feito a partir da descoberta de filmes caseiros rodados na China em 1966, durante a fase inicial da Revolução Cultural, No intenso agora investiga a natureza de registros audiovisuais gravados em momentos de grande intensidade. Às cenas da China somam-se imagens dos eventos de 1968 na França, na Tchecoslováquia e, em menor quantidade, no Brasil. As imagens, todas elas de arquivo, revelam o estado de espírito das pessoas filmadas e também a relação entre registro e circunstância política.
Finyé - O vento
Dois adolescentes malianos, Bah e Batrou, oriundos de classes sociais diferentes, se encontram na escola. Bah é descendente de um grande chefe tradicional. O pai de Batrou, governador militar, representa o novo poder. Ambos pertencem a uma geração que recusa a ordem estabelecida e põe em questão a sociedade.