Com sarcasmo e arguta observação do modus operandi brasileiro, a obra de Joaquim Pedro de Andrade poderá ser reencontrada e discutida no IMS Rio a partir do dia 11 em retrospectiva integral, com cópias restauradas em 35mm pelo projeto comandado por seus herdeiros na década passada. Um dos filmes que serão exibidos é Macunaíma.
No IMS Paulista, também no dia 11, a Sessão Cinética apresenta Cavalo dinheiro, de Pedro Costa, seguido por debate com os críticos da revista.
https://www.youtube.com/watch?v=8wm13EugiDA
Outros destaques da semana
Miguel Moreira, também conhecido como Tibars e Djon África, vive em Portugal com sua avó. Orfão de mãe, o jovem decide ir a Cabo Verde em busca do pai, que nunca conheceu.
O caminhoneiro Georgy apanha uma carga e segue para seu destino. Forçado a pegar um atalho, se perde, mas gradualmente, e contra a sua vontade, é atraído pelo dia a dia de uma pequena aldeia.
No Recôncavo Baiano, em São Félix, Margarida é uma professora aposentada que vive sozinha e evita sair de casa desde a morte de seu filho. Sua ex-aluna Violeta mora do outro lado do rio, em Cachoeira. O reencontro entre as duas desperta um processo de transformação, marcado por visitas, faxinas e cafés com canela.
A cada quatro anos, as eleições municipais chacoalham o cotidiano de Camocim de São Félix, pequena cidade do interior do Pernambuco. A população se divide ferrenhamente entre as duas coligações eleitorais, a azul e a vermelha. Nesse contexto, Mayara, 23 anos, tenta fazer uma campanha ética para eleger seu candidato e amigo César.