Idioma EN
Contraste

Blog do Cinema Veja Mais +

Arquivos de vidas, arquivistas nômades

16 de fevereiro de 2023

Promovido em colaboração entre o Instituto Moreira Salles e o Instituto NICHO 54, o curso Memórias pretas em movimento busca compartilhar reflexões, conhecimentos e experiências acerca de preservação audiovisual, construção de arquivos – institucionais ou individuais – e memória, além de aproximar o cotidiano das pessoas negras ao ofício da preservação.

Nesta conversa da edição de 2022 do evento, realizada entre outubro e novembro, o arquivista, editor e documentarista Steven G. Fullwood fala sobre sua experiência na organização de um arquivo sobre pessoas LGBTQ+ afrodescendentes, com ênfase nos projetos In The Life e The Nomadic Archivists. O vídeo, com mediação de Heitor Augusto, tem legendas em português e interpretação em Libras.

Sobre Steven G. Fullwood

Foi curador-assistente da Divisão de Manuscritos, Arquivos e Livros Raros do Schomburg Center for Research in Black Culture, na biblioteca pública de Nova York. Tem trabalhado em prol da preservação de arquivos e coleções com foco nas culturas africanas e da diáspora. Em 1999, fundou o In the Life Archive para auxiliar na preservação de materiais produzidos por e sobre pessoas LGBTQI+ afrodescendentes. Em 2018, foi um dos fundadores de The Nomadic Archivists Project, uma iniciativa para estabelecer, preservar e aprimorar coleções sobre a experiência da diáspora.