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Um clássico redivivo

06 de setembro de 2023

Não é todo dia que volta à tela grande um clássico louvado pela crítica e amado pelo público como Nós que nos amávamos tanto (1974). O filme de Ettore Scola reestreia nesta quinta-feira no Belas Artes, em São Paulo, salvo engano um dos cinemas em que foi lançado há quase meio século. Tomara que inspire outras iniciativas semelhantes. Nada como cinema de verdade exibido em cinemas de verdade.

Tudo gira em torno de três amigos – Antonio (Nino Manfredi), Gianni (Vittorio Gassman) e Nicola (Stefano Satta Flores) – que lutaram juntos contra o nazi-fascismo na Segunda Guerra. Ao acompanhar as trajetórias dos três nas décadas seguintes, Scola compôs um amplo painel da história política, social e cultural italiana entre os anos 1940 e 1970.

Gianni, jovem advogado, vai trabalhar para um magnata da construção civil (Aldo Fabrizi) e se casa com a filha dele (Giovanna Ralli). Nicola volta para sua cidadezinha de província, onde se torna professor e um obscuro crítico de cinema. Antonio é o proletário do trio, trabalhando como padioleiro num hospital católico. Para complicar, os três se envolvem com a mesma mulher, a aspirante a atriz Luciana (Stefania Sandrelli).

 

Divisão da esquerda

A leitura mais imediata do enredo seria a do quadrado amoroso formado pelos três amigos e Luciana, com a questão subjacente das relações espinhosas entre o amor e a amizade. Mas o que torna o filme mais denso e complexo é o entrelaçamento dessa trama amorosa com, por um lado, a política e, por outro, o próprio cinema.

Na abordagem da política italiana, se há um reparo a ser feito é a um certo esquematismo. Os três amigos representam claramente as principais tendências em que se dividiu a esquerda italiana depois dos anos heroicos de combate ao fascismo.

Nesse quadro, Gianni é a encarnação do socialismo pelego e corrupto de Bettino Craxi, cooptado pelo grande capital e cúmplice da Democracia Cristã. Nicola, por sua vez, é o intelectual de extrema esquerda, isolado e impotente em seu radicalismo retórico. O combativo Antonio, por fim, seria o equilíbrio entre utopia e pragmatismo defendido pelo Partido Comunista Italiano, na tradição de Gramsci e Togliatti. Esta última, claramente, é a posição do próprio Scola.

Também pode ser acusada de caricatural a representação da alta burguesia, na pele do empreiteiro Romolo Catenacci, de seu filho tapado e de sua filha desajeitada e burra. Para o papel do capitalista predatório Catenacci, simpatizante de Mussolini, não deixa de ser irônica a escalação do grande ator Aldo Fabrizi, que tinha encarnado o padre antifascista martirizado em Roma, cidade aberta (1945), de Rossellini.

 

Diálogo com o cinema

O diálogo do filme de Scola com o grande cinema italiano é constante, culminando com uma sequência que reconstitui as filmagens da célebre cena da Fontana di Trevi de A doce vida, com direito à participação de Fellini e Mastroianni em pessoa. Mas há ainda excertos de Ladrões de bicicleta (1947), de Vittorio De Sica, e de A noite (1961), de Michelangelo Antonioni, além de referências esparsas a outras obras marcantes. Por exemplo, a cena em que Gianni rasga a camisa de Luciana ao puxá-la pelo braço reproduz uma passagem quase idêntica de Marcello Mastroianni com Sofia Loren em Os girassóis da Rússia (De Sica, 1970).

Ettore Scola foi, antes de tudo, um grande roteirista. Como diretor, nem sempre conseguiu encontrar a forma mais adequada de expressão. Seu cinema floresce numa espécie de terreno intermediário entre a exuberância criativa de um Fellini, a comédia de costumes de Monicelli e Risi e o cinema político de Francesco Rosi e Elio Petri.

Em Nós que nos amávamos tanto, a despeito de seu realismo essencial, proliferam os procedimentos antinaturalistas, como as falas de atores diretamente para a câmera, o “congelamento” dos personagens enquanto um deles exprime seu monólogo interior, as intervenções não-naturais da iluminação, etc. Nada disso era propriamente novidade, mas tudo se encaixa à perfeição na narrativa, potencializando seus efeitos dramáticos.

O “resto” fica por conta dos diálogos precisos e do esplêndido elenco. Uma cena, em especial, consagra o encontro perfeito entre texto, atuação e mise-en-scène: aquela em que Antonio encontra casualmente Gianni num estacionamento público em Roma e julga que o amigo virou guardador de carros. Em poucos planos e escassas palavras vemos toda uma história se desenrolar na cabeça de cada um dos dois personagens quando eles se abraçam. É um momento sublime, com dois grandes atores em estado de graça.

Outro momento luminoso é o que situa ficcionalmente o personagem Nicola na arquibancada de um evento em que Vittorio De Sica fala sobre as filmagens de Ladrões de bicicleta. Ali, Nicola passa em revista o grandioso projeto do cinema neorrealista – e da esquerda italiana – e conclui com a frase que talvez resuma o sentido do filme de Scola: “Achávamos que íamos mudar o mundo, em vez disso foi o mundo que nos mudou”.