Blog do Cinema Veja Mais +

Revisões e os Robertos

10 de dezembro de 2018

Nesta semana segue em cartaz a mostra Revisões 2018, baseada na percepção de que o gesto chave do cinema neste ano foi olhar para trás: seja na estreia de filmes que tratam do nosso passado, que se apropriam de referências visuais longínquas em novas fábulas ou, ainda, que recriam nossas memórias afetivas.

No IMS Paulista, um dos destaques da mostra é Shaft, dirigido por Gordon Parks em 1971, um dos fundadores do gênero blaxploitation. O detetive John Shaft é contratado por um chefe do crime de Nova York para encontrar sua filha sequestrada.

 

 

Já no IMS Rio, um dos destaques da mostra é As boas maneiras. Ana está grávida e vive sozinha em São Paulo. Ela contrata Clara para ser babá de seu futuro filho. Mas, nas noites de lua cheia, o bebê fica um pouco mais agitado do que o normal.

 

Outros destaques da semana

Infiltrado na Klan

Em 1978, Ron Stallworth, primeiro policial negro de Colorado Springs, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo através de telefonemas e cartas, e quando precisava estar fisicamente presente enviava um outro policial, seu colega branco e judeu, em seu lugar.

 

 

Tinta bruta

Enquanto responde a um processo criminal, Pedro é forçado a lidar com a mudança da irmã para o outro lado do país. Sozinho no escuro do seu quarto, ele dança coberto de tinta neon, enquanto milhares de estranhos o assistem pela webcam.

 

O processo

Em cerca de 450 horas de material filmado, Maria Augusta Ramos acompanhou o processo que culminou no impeachment da presidente Dilma Rousseff. Concentrada em sua defesa, formada por José Eduardo Cardozo, Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias, a diretora faz um estudo particular dos bastidores desse momento histórico, ao longo de reuniões e discussões no Senado Federal, mas também por meio das expressões de seus protagonistas e dos defensores do impeachment.

 

Roberto Carlos em ritmo de aventura

Roberto Carlos, ídolo da música jovem brasileira, é perseguido por um bando que pretende usá-lo para a produção em massa de canções, com a ajuda de um cérebro eletrônico. Roberto, que está fazendo um filme como o vilão francês Pierre, é obrigado a fugir de helicóptero, avião, automóvel, tanque e até foguete espacial, indo do Rio a São Paulo, Nova York e Cabo Kennedy. A sessão é parte do Especial dos reis Robertos, em cartaz no Rio e em São Paulo.

 

Filme paisagem

A vida e a obra de Roberto Burle Marx ganham um recorte neste documentário que apresenta suas ideias e lembranças, numa sucessão de paisagens sensoriais que resgatam a trajetória do pintor, escultor e paisagista que projetou praças e jardins em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife.

 

Halloween: a noite do terror

Quinze anos depois de assassinar sua irmã na noite de Halloween de 1963, Michael Myers escapa de um hospital psiquiátrico e retorna para a pequena cidade de Haddonfield, onde vive a jovem Laurie Strode.


Sobre os acervos