Blog do Cinema Veja Mais +

Setembro de preciosidades

03 de setembro de 2018

Pensar o passado a partir do presente – este é o desafio motriz do profissional que se dedica à restauração de filmes e o tema que perpassa a programação deste mês do cinema do IMS, em distintos modos de pensar a realidade. Com sarcasmo e arguta observação do modus operandi brasileiro, a obra de Joaquim Pedro de Andrade poderá ser reencontrada e discutida a partir do dia 6 de setembro, em retrospectiva integral no IMS Paulista, com cópias restauradas em 35 e 16 mm. No vídeo abaixo, trechos de Garrincha, alegria do povo, documentário de 1963 que será exibido nos dias 7 e 18.

 

 

Seminal na história do cinema português recente e influência para nomes como Pedro Costa e João Pedro Rodrigues, Trás-os-Montes, de Margarida Cordeiro e António Reis, é apresentado em cópia restaurada pela Cinemateca Portuguesa, em oportunidade rara de ver um filme que nunca foi lançado em vídeo doméstico – como comenta Margarida Cordeiro, “as obras de arte têm proporções que não podem ser transformadas em postais”.

 

 

Convidado da sessão Mutual Films, Ross Lipman trabalha como restaurador independente, cineasta e performer. Suas percepções éticas e estéticas sobre os processos de restauro estarão presentes na apresentação de duas obras nas quais ele trabalhou (A conexão e Os tempos de Harvey Milk), e na performance O livro do paraíso não tem autor.

 

 

A partir do dia 27 de setembro, no IMS Rio, será possível um encontro com a obra de um pioneiro do cinema maliano, Souleymane Cissé, em cópias 35 mm e digitais. Em seus filmes místicos ou realistas, Cissé se contrapõe ao exotismo eurocêntrico diante do cotidiano e da memória africanas. Na sessão de abertura da retrospectiva, seu filme Yeelen – A luz será seguido de um debate com a pesquisadora Janaína Oliveira.

 

 

A Sessão Cinética apresenta Abaixo a gravidade, filme de 2017 dirigido por Edgar Navarro. Segundo Marcelo Mirando, é "a elegia de um homem que, ao final da vida, constata que o mundo gira e gira sem sair do lugar".

 


Revistas de programação

Confira a programação completa, com datas e horários, aqui no site do IMS e nas revistas de programação deste mês, abaixo em edição digital:

IMS Paulista

IMS Rio

Sobre os acervos

Mais IMS