Por dentro do Acervo
Mario Cravo Neto
Primeiro fotógrafo brasileiro a alcançar reconhecimento internacional, com obras em importantes coleções pelo mundo, o baiano Mario Cravo Neto (1947-2009) produziu séries de fotografias em cor que refletem a exuberância e a religiosidade de sua Salvador natal, mas se notabilizou pelas imagens em estúdio, em preto e branco, num amálgama impactante de pessoas e objetos ou animais.
Unidos da fotografia
Veterano dos ensaios do bloco de fotógrafos que volta e meia desfila pelo site do IMS no Carnaval, Peter Scheier (foto em destaque) abre alas para Mario Cravo Neto, Walter Firmo e Jean Manzon, integrantes da comissão de frente do acervo do Instituto, onde a maior festa popular do País está fartamente documentada.
Agora ou Nunca – devolução: paisagens audiovisuais de Maureen Bisilliat (IMS Paulista)
Fotógrafa inglesa radicada há quase sete décadas no Brasil, Maureen Bisilliat mergulha aos 89 anos em sua vasta produção para fazer uma revisão da sua obra mais recente. Nesta instalação audiovisual, ela apresenta 12 vídeos, vistos pela primeira vez em conjunto. Grátis, com agendamento prévio.
Paz Errázuriz (IMS Paulista)
Fotógrafa com atuação marcante durante a ditadura de Pinochet, a chilena Paz Errázuriz tem mais de 170 imagens reunidas nesta exposição, um painel abrangente de um de seus principais eixos temáticos: pessoas à margem da sociedade, como travestis e internos de hospitais psiquiátricos. Grátis, com agendamento prévio.
São Paulo: Três ensaios visuais
Uma versão online da mostra São Paulo: Três ensaios visuais, que esteve em cartaz no Estúdio do IMS Paulista de 20 de setembro de 2017 a 15 de março de 2020, composta por uma trinca de vídeos interligados mas autônomos: Personagens, Construção/Demolição e Letreiros. (Foto: Jorge Bodanzky/Acervo IMS)
Os Miranha e as fotografias de Albert Frisch
O álbum com 98 imagens feitas por Albert Frisch na Amazônia entre 1867 e 1868, adquirido pelo IMS, pode ser lido como um precioso documento histórico do momento vivido pelos povos da região na época, como os Miranha, e das relações que eles estabeleciam com os não-indígenas. (Maria Luísa Lucas)