Idioma EN
Contraste

Duo Duas

Pakko

A parceria musical entre Ana Paula Marcelino (violão) e Vaisy Alencar (clarinete) se iniciou na Escola do Auditório Ibirapuera, local onde ambas estudaram e se formaram, respectivamente, em 2017 e 2015. Essa vivência aguçou a vontade de desenvolver um trabalho próprio e original que resgatasse a memória de personagens da música popular brasileira, explorando as sonoridades que seus respectivos instrumentos poderiam proporcionar. Assim nasceu o Duas, no final de 2015.

Augusto Pakko é rapper, compositor, modelo e diretor criativo. Jovem negro vindo das ruas da Zona Noroeste de Santos, transforma toda sua vivência em conceitos que resultam em suas obras, repletas de luta, resistência e autoestima. Pakko traz um novo conceito de notabilidade social quando se autointitula “um preto notável”.

Choro pra Edileuza

Ana Paula Marcelino e Vaisy Alencar, duas mulheres que se uniram pelo fazer musical. A ideia é contar um pouco da história da música popular brasileira pelas sonoridades de seus instrumentos, violão e clarinete. O duo de música instrumental Duas, por meio de arranjos feitos especialmente para essa formação, conta histórias de personagens importantes como Pixinguinha, Cartola, Guinga, Chiquinha Gonzaga, Dona Ivone Lara e Marinês do Xaxado, entre tantas outras. Trabalhar a partir dessas narrativas musicais, em sua maioria contra-hegemônicas, é uma forma de fomentar e viver a memória e a música popular brasileira.

Neste vídeo o Duo Duas apresenta a composição Choro pra Edileuza, de Wellinton Silva, amigo e parceiro musical de Ana e Vaisy, e que nessa música homenageou a própria mãe.

Clique nas imagens para ampliá-las.

 

Ficha Técnica
Interpretação: Ana Paula Marcelino (Violão) / Vaisy Alencar (Clarinete)
Composição: Wellington Silva
Fotos: Afrobela

Vidas pretas importam

Clique nas imagens para ampliá-las.

Ficha técnica
Conceito: Augusto Pakko

Artista plástico: Enzo Carozzi
Música: Augusto Pakko - #BlackLivesMatter
Beat: Brak
Mixagem e masterização: Brak
Vídeo e fotografia: Andrey Haag

Publicado em 26/11/20

Outras seções da Revista O Menelick 2º Ato

Mais sobre o Programa Convida
Artistas e coletivos convidados pelo IMS desenvolvem projetos durante a quarentena. Conheça os participantes:

A · B · C · D · E · F · G · H · I · J · K · L · M · N · O · P · Q · R · S · T · U · V · W · X · Y · Z