Idioma EN
Contraste
Escola Escuta

Residência artística Laboratório de Imagens

escolaescuta.ims.com.br

Residência fotográfica formativa fruto da parceria entre o Instituto Moreira Salles e o Imagens do Povo, programa do Observatório de Favelas, já em sua 6ª edição. O Laboratório de Imagens tem como objetivo o aprofundamento da pesquisa artística e prática fotográfica. Os encontros são orientados para trocas de experiências, referências e reflexões entre a turma e dois interlocutores. Ao final da residência é organizado um ebook como registro das pesquisas em processo e com o intuito de contribuir na inserção dos residentes e suas produções no circuito artístico.

 

Realização

 

EDITAL 2025

O que é oferecido

Essa residência pretende fortalecer a rede de pessoas fotógrafas e pessoas artistas moradoras e/ou vindas de favelas e espaços populares da região metropolitana do Rio de Janeiro. Deseja-se promover um percurso de aprofundamento dos processos de pesquisa artística e prática fotográfica das pessoas selecionadas. Por meio de encontros regulares com interlocuções de Ana Paula Vitorio, Francisco Valdean e pessoas convidadas, cada residente aprofundará seus próprios processos de pesquisa artística e prática fotográfica ao longo de quatro meses. Os encontros serão orientados para trocas de experiências, referências e reflexões entre turma e interlocutores.

Serão convidades profissionais do campo da cultura, arte e fotografia para compartilhar pesquisas e referências em diálogo com as pessoas residentes. Ao final da residência será organizado um e-book com um ensaio visual de cada participante. O intuito dessa publicação digital é compartilhar o trabalho dos residentes e impulsionar o projeto para que pessoas
interessadas possam conhecê-lo.

Cada pessoa selecionada como residente receberá 04 (quatro) parcelas mensais de R$1.500,00 (mil e quinhentos reais) para auxiliar nos custos com transporte, alimentação, pesquisa e prática durante a participação na residência. O repasse das parcelas está vinculado à participação e presença durante a residência.

Importante: As pessoas selecionadas devem possuir conta bancária em seu próprio nome, sendo este um critério de desclassificação.

 

Ana Paula Vitorio
Pesquisadora, curadora e professora, Ana Paula Vitorio (1984) tem pós-doutorado na University of the Free State (África do Sul), é doutora pelo programa de Literatura, Cultura e Contemporaneidade da Puc-Rio, e mestre em Comunicação pela UFJF. É idealizadora do Beyra Festival do Fotolivro JF e entre os trabalhos recentes estão a co-curadoria na exposição Zanele Muholi no IMS Paulista (2025) e a oferta de cursos como Fotografia por mulheres africanas: legados de beleza e luta, no IMS (2025), Fotolivros Imaginados em África, no Sesc São Paulo (2025) e Fotolivros de artista, no Masp (2025). Ana é professora na Faculdade de Comunicação da UFJF, integrante do Laroyê Terreiro de Pesquisa (UFJF) e do coletivo Lombada.

 

Francisco Valdean
Fotógrafo popular, professor substituto de Fotografia no Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), curador independente e artista pesquisador dedicado ao estudo das imagens da Maré. Doutor em Arte e Cultura (PPGARTES-UERJ) e mestre em Antropologia Visual (PPCIS-UERJ), foi coordenador geral do projeto Imagens do Povo (2016 a 2020). Criador do Museu da Imagem Itinerante da Maré (MIIM), é também autor do livro Imagens da Maré: Narrações Fotográficas da Favela. Participou de diversas conferências, mostras de arte e festivais, tanto no Brasil quanto no exterior.

 

Onde

Rio de Janeiro
Formato: presencial
Territórios: Maré e Glória
Duração: 4 meses / 320 horas
Vagas: 5 (com bolsa de estudo)

 

Edital em PDF ►

Quem pode participar

A chamada é voltada para pessoas de origem e/ou moradoras de favelas e territórios populares da Região Metropolitana do Rio de Janeiro que desejam se aproximar ou aprofundar sua relação com as linguagens artísticas contemporâneas. É necessário que as pessoas candidatas tenham domínio técnico da fotografia, além de pesquisa e prática fotográfica em desenvolvimento.

Das 5 vagas oferecidas, 2 serão destinadas para pessoas formadas pela Escola de Fotografia Popular (de qualquer edição) e 3 vagas serão abertas para ampla concorrência dentro do perfil descrito no edital.

Como participar

As inscrições são gratuitas e serão realizadas do dia 23 de junho de 2025 até as 23h59 do dia 7 de julho de 2025, através do formulário Residência artística Laboratório de Imagens 2025. Não serão admitidas inscrições fora do prazo ou realizadas por outros canais.

Formulário Residência artística Laboratório de Imagens 2025 ►

Comprometimento

As pessoas selecionadas devem se comprometer a dedicar pelo menos 20 horas por semana, ao longo dos quatro meses, a todas as atividades relacionadas à residência. Cada participante deve obter no mínimo 75% de presença, verificada mensalmente por meio de lista. Não serão permitidos acordos em relação a presença ou horário ao longo da formação. Faltas e atrasos serão abonados somente mediante apresentação de justificativa médica ou legal. O repasse da bolsa de pesquisa será avaliado mensalmente conforme a presença nos encontros e a participação nas atividades propostas, sob penalidade de desclassificação e perda da vaga.

Importante: Antes de se candidatar, certifique-se sobre sua disponibilidade para comparecer a todos os encontros agendados, bem como o tempo de dedicação à pesquisa e prática. Eventualmente, os encontros agendados podem sofrer alterações de data e formato por conta de dinâmicas da cidade e/ou eventuais imprevistos.

Cronograma

Inscrições

23/6/25 a 7/7/25

Chamada para entrevistas

21/7/25

Entrevistas online

22 e 23/7/25

Resultado da seleção

28/7/25

Residência artística

8/8/24 a 21/11/25

EDIÇÕES ANTERIORES

2024

Interlocutores: Ana Paula Vitorio e Francisco Valdean

Informações sobre a edição 2024 ►

2023

 

Interlocutores: Francisco Valdean e Janaína Damaceno
Residentes: Affonso Dalua, Chris Jones, Jamal Dutra, João Teodoro e Laís Reverte

Informações sobre a edição 2023 ►

2022

Interlocutores: Tatiana Altberg e Kita Pedroza
Residentes: Alana Crem, Beatriz Orle, Gabe Ferreira, Tayná Úraz e Thaís Valencio

Informações sobre a edição 2022 ►

2021

Interlocutores: Francisco Valdean e Thais Ayomide
Residentes: Amanda Baroni, Jean Barreto, Arthur Viana e Nathália Menezes

2019

Interlocutores: Francisco Valdean e Thais Ayomide
Residentes: Davi Marcos, Rosilene Miliotti, Veri VG e Patrick Mendes


Observatório de Favelas/Imagens do Povo

Fundado em 2001, tem sede no conjunto de favelas da Maré e se dedica à produção de conhecimento e metodologias, visando incidir em políticas públicas sobre favelas e periferias e promover o direito à cidade.

Criado pelo Observatório de Favelas e pelo fotógrafo documentarista João Roberto Ripper, o Imagens do Povo alia técnica fotográfica a questões sociais, atuando na formação inicial e continuada de fotógrafas e fotógrafos populares e na organização e difusão de acervo digital. Enfatiza o registro dos cotidianos de favelas e territórios periféricos e populares, realizado com percepção crítica e poética e levando em conta o respeito aos direitos humanos e à cultura local.

Site Observatório de Favelas Instagram Observatório de Favelas | Site Imagens do Povo | Instagram Imagens do Povo


Outros módulos