Idioma EN
Contraste

18ª Semana de Museus

Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão

Atividades
Debate sobre corpos dissidentes
Apresentação em Libras
Quando
20 de maio de 2020, quarta, às 19h
22 de maio de 2020, sexta
Eventos online
Participação gratuita.
Mais informações em Como participar.

O Instituto Moreira Salles integra a programação da 18ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 18 a 24 de maio, em formato virtual. Como parte do evento, a área de Educação do IMS realizará um debate online sobre corpos dissidentes, no dia 20 de maio, às 19h, e apresentará um vídeo em libras, no dia 22 de maio. As duas ações dialogam com o tema da edição deste ano: “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.

Além das ações que integram a programação da Semana Nacional dos Museus, a área de Educação do IMS apresenta outra novidade. No dia 19 de maio (terça-feira), inaugura o Diálogos em Libras, um ciclo de videolibras realizado por Júnior Ahzura, educador ouvinte bilíngue. Trata-se de uma iniciativa que promove o diálogo e a mediação entre o acervo do Instituto e a comunidade surda. O primeiro, lançado no dia 19, será sobre a exposição Câmera aberta, do fotógrafo alemão Michael Wesely, em cartaz no IMS Paulista. No registro audiovisual, o educador discutirá a poética e o processo criativo do artista. Os vídeos estarão disponíveis no site e no canal do YouTube do IMS e também no perfil de Instagram da área de educação.

Debate sobre corpos dissidentes

O debate do dia 20 de maio de 2020 (quarta-feira), às 19h, será transmitido ao vivo pelo perfil geral de Facebook do IMS e pelo perfil do IMS Poços. A conversa contará com a presença da jornalista Jéssica Balbino e do assistente social Gabriel Sá. Eles discutirão o conceito de corpos dissidentes e os processos de exclusão que ainda permeiam o espaço público. Serão abordados as potências de resistência e os embates pela construção de novas narrativas e visibilidades.

Gabriel Sá é bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal de Ouro Preto. Pesquisa gênero e sociabilidade marginal com o tema “Travestis e Mulheres Trans na Prostituição: cultura e segregação”. Atualmente trabalha como Assistente Social em uma UAI – Unidade de Acolhimento Infantojuvenil, com crianças e
adolescentes de ambos os sexos, entre 10 e 18 anos incompletos em uso de drogas e vulnerabilidade decorrente do envolvimento com crack, álcool e outras drogas. Além de sua formação acadêmica, Gabriel é multiartista e aborda em suas artes de atuação, quais sejam música e teatro, temas fundamentais na sociedade contemporânea, saúde mental, suicídio, questão de gênero e envelhecimento.

Jéssica Balbino é viciada em café e narrativas e acredita que pode mudar o mundo a partir delas. É jornalista, mestre em comunicação pela Unicamp e produtora cultural. Autora dos livros “Hip-Hop – A Cultura Marginal” (premiado pelo MINC como melhor reportagem em 2010), “Traficando Conhecimento” (Aeroplano, 2010) e “gasolina & fósforo – meu corpo em chamas”. É idealizadora da iniciativa Margens, projeto que realiza desde 2013 produção, divulgação e curadoria de conteúdo feito escritoras marginais e periféricas (premiado pelo Governo do Estado de Minas Gerais em 2017). Faz curadoria de eventos literários em diferentes unidades do Sesc em todo país, no IMS e Itaú Cultural.

Apresentação de Anne Magalhães

Inspirada na interpretação de Isaura Garcia cantando Carinhoso, a artista visual Anne Magalhães faz uma releitura em Libras do clássico de Pixinguinha neste vídeo que relaciona a sensorialidade da composição à poética da linguagem de sinais.

Anne Magalhães é mediadora cultural, intérprete e ouvinte de Libras, além de artista visual. Combina dança, performance e Libras em suas apresentações cativantes.

O vídeo estará disponível no perfil do Instagram da área de educação do IMS (@imseduca) a partir de 22/5.

Como participar

Eventos online e gratuitos.

Debate sobre corpos dissidentes
20 de maio de 2020, quarta, às 19h
Transmissão no perfil geral de Facebook do IMS e pelo perfil do IMS Poços.

Apresentação em Libras
22 de maio de 2020, sexta
Vídeo estará disponível nesta página e no perfil do Instagram da área de educação do IMS (@imseduca).

Conteúdo relacionado