Partindo dos projetos e processos da artista Letícia Ramos e de pesquisas relacionadas aos temas da ciência e da ficção, exercícios práticos serão combinados com uma série de experimentos fotográficos estroboscópicos e diferentes maneiras de construção da imagem.
Letícia Ramos é artista e videomaker. Seu foco de investigação é a criação de aparatos fotográficos próprios para a captação e a reconstrução do movimento. Venceu a Bolsa de Fotografia ZUM/IMS em 2013 com o projeto Microfilme.
Os participantes devem trazer uma câmera analógica ou digital que permita ajustes manuais e possuir domínio técnico sobre ela.
Até o dia do primeiro encontro; sujeito à lotação.
3 encontros, R$150
1) Apresentação dos projetos artísticos de Letícia Ramos, História universal dos terremotos e A resistência do corpo. A fotografia estroboscópica e sequencial. A fotografia científica e as pesquisas de Harold Edgerton e Lilian e Frank Gilbreth.
2) Exercício de fotografia estroboscópica e light painting.
3) Seleção e impressão do material fotográfico. Mais algumas impressões sobre fotografia científica.
Leitura dramática de Postais para Charles Lynch
11 de novembro de 2017. Sábado, das 11h às 12h.
Leitura dramática realizada pelo coletivo Garapa referente ao trabalho Postais para Charles Lynch, que aborda os linchamentos no Brasil e integra a mostra CORPO A CORPO.
Oficina #aovivo
4/11/17 e 11/11/17, das 14h30 às 17h; 26/11/2017, das 10h30 às 13h (dias independentes).
Um percurso prático pelas tecnologias e linguagens utilizadas pela Mídia Ninja na documentação e na distribuição de informações em tempo real – transmissões ao vivo, fotografias, vídeos e a utilização das redes sociais –, estimulando e potencializando a criação de novas narrativas a partir da realidade de cada participante.