Entre 1969 e 1971, Ana Cristina Cesar trocou cartas com o então namorado, Luiz Augusto Ramalho. Enquanto ela fazia intercâmbio na Inglaterra, ele havia se exilado na Alemanha.
Sob a guarda do Instituto Moreira Salles desde 2021, as 82 peças de correspondência, entre cartas, bilhetes e cartões-postais, têm como fio condutor o amor vivido à distância pelo casal, mas logo se ampliam tematicamente. Por meio dessa correspondência, o leitor poderá acessar as prateleiras literárias e musicais de uma poeta ainda em formação. A Luiz Augusto, seu namorado, se juntam Clarice Lispector, George Orwell, Albert Camus, Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade, Beatles, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e Elizeth Cardoso. Nesse material se encontra também o retrato do agitado período político e cultural não só do Brasil como do mundo.
O conjunto de originais manuscritos foi transcrito e editado pela equipe de Literatura do IMS e será lançado pela Companhia das Letras sob o título Amor mais que maiúsculo: cartas a Luiz Augusto. A Rádio Batuta também preparou uma lista com as 34 canções citadas pela poeta nas cartas. A playlist Ana C. e a trilha do amor maiúsculo já está no ar.
A conversa no IMS Rio contará ainda com projeção dos documentos e de outros materiais do acervo da poeta. Dela participarão Luiz Ramalho, o destinatário das cartas escritas por ela, e Rachel Valença, coordenadora do Departamento de Literatura, responsável pelo estabelecimento do texto. A mediação será de Alice Sant’Anna, editora da Companhia das Letras.
O livro estará disponível para venda no dia do evento.
Evento com interpretação em Libras.
Alice Sant’Anna
Nasceu em 1988, no Rio de Janeiro. É autora de Dobradura (2008, 7 Letras), Rabo de baleia (2013, Cosac Naify, prêmio APCA) e Pé do ouvido (2016, Companhia das Letras). Seus livros foram publicados no Chile e nos Estados Unidos. Todos os volumes foram reunidos na edição portuguesa Aula de natação (INCM, 2018). Trabalha como editora na Companhia das Letras.
Luiz Augusto Ramalho
Estudou sociologia, filosofia e economia nas universidades de Frankfurt, Paris VII e Berlim, com mestrado e doutorado pela Universidade Livre de Berlim. Foi professor de sociologia do desenvolvimento em Berlim. Trabalhou mais de 40 anos como diretor de agências de cooperação da Alemanha na África (Guiné), no Brasil e no Pacífico Sul, e como consultor político junto ao governo do México. Nos últimos cinco anos opera como Consultor Político com foco em política de migração, Observador Eleitoral Internacional (entre outros, Ucrânia e Azerbaijão). Integra direção e conselho de várias ONGs e fundações. Reside em Berlim.
Rachel Valença
Coordenadora de Literatura do IMS, tem formação em Letras, com graduação na Universidade de Brasília, em 1968, e mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense em 1983. Foi pesquisadora do Setor de Filologia da Casa de Rui Barbosa, onde ingressou por concurso em 1977. Nessa instituição, dirigiu o Centro de Pesquisa por doze anos. Dentre inúmeros trabalhos de edição, destaca-se Toda a crônica, de Lima Barreto, em 2004.
O livro
Amor mais que maiúsculo: cartas a Luiz Augusto
O conjunto de originais manuscritos foi transcrito e editado pela equipe de Literatura do IMS e será lançado pela Companhia das Letras.
O livro estará disponível para venda no dia do evento.
Capa: Elisa von Randow
Páginas: 344
Formato: 13.70 X 21.00 cm
Peso: 0.43 kg
Lançamento: 14/6/2022
ISBN: 9786559211920
O Acervo Ana Cristina Cesar chegou ao Instituto Moreira Salles em quatro etapas que se sucederam entre setembro de 1999 e setembro de 2005. É formado de biblioteca de cerca de 797 itens, entre livros e periódicos, revistas de artes e teses de doutorado, catalogada; e de arquivo com aproximadamente: produção intelectual contendo 300 documentos, entre os quais anotações de leitura, crítica literária, poemas e cadernos de notas, correspondência com 40 itens, 590 recortes de jornais e de revistas, desenhos, quatro documentos audiovisuais e provas de impressão de livros. O acervo conta ainda com a máquina de escrever da poeta.
Em 1998, a editora Ática associou-se ao Instituto Moreira Salles para relançar a obra da autora, da qual foram publicados, entre outros, A teus pés e Inéditos e dispersos.
Em 2008, o IMS publicou Antigos e soltos, conhecido como Pasta rosa, organizado por Viviana Bosi. Em 2016, Eucanaã Ferraz organizou Inconfissões: fotobiografia de Ana Cristina, a partir das fotografias do acervo de ACC.
Quando
14/6/2022, terça, 18h
Entrada gratuita
Sujeita à capacidade do espaço.
O uso da máscara é recomendado.